Dados do Trabalho


Título

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ULTRASSOM DE CAROTENOIDES DA CASCA DE TUCUMÃ (Astrocaryum vulgare Mart.) SECA EM ESTUFA E LIOFILIZADA

Introdução

A casca do fruto do tucumã-do-Pará (Astrocaryum vulgare) possui elevados teores de carotenoides em sua composição, com destaque para o β-caroteno. Neste estudo, a extração assistida por ultrassom (EAU) foi otimizada para a obtenção de extratos com elevados teores de carotenoides a partir de cascas de tucumã-do-Pará secas em estufa e liofilizadas.

Material e Métodos

As melhores condição da EAU foram determinadas por meio do delineamento de Box-Behnken, utilizando etanol como solvente verde, e variando o diâmetro médio geométrico da partícula (dmg) (26 a 34 mesh), razão sólido/líquido (1:10 a 1:20, m/v), e o tempo de extração (10 a 50 min). O rendimento em massa da extração (%) e teor de carotenoides totais (µg/g) foram monitorados durante os experimentos. Além disso, foram realizadas a determinação de umidade, e microscopia eletrônica de varredura.

Resultados e Discussão

O processo de secagem por liofilização apresentou maior eficiência de preservação dos carotenoides e da estrutura morfológica da casca. O rendimento de extração foi superior para a casca liofilizada (14 a 27%), em comparação com as cascas secas em estufa (10 a 24%). O dmg da partícula foi a variável que apresentou maior influência nas respostas (p≤0,05). Conforme esperado, o teor de carotenoides totais foi superior para as cascas liofilizadas (841 a 2082 µg/g extrato), e todas as variáveis apresentaram efeito significativo no processo de extração (p≤0,05). As condições ótimas de EAU de carotenoides para as cascas liofilizadas foram dmg de 34 mesh, 1:20 (m/v) e 40 min de extração (predito: 1343 µg/g e experimental: 1246 µg/g). Entretanto, para as cascas secas em estufa, as mesmas condições foram encontradas, diferindo apenas no tempo de extração (50 min) (predito: 1458 µg/g e experimental: 1508 µg/g).

Conclusão

Portanto, extratos com elevados teores de carotenoides puderam ser obtidos através da EAU utilizando etanol, através da padronização do tamanho das partículas das cascas de tucumã-do-Pará secas e liofilizadas.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

RENAN CAMPOS CHISTÉ, Marielba de los Angeles Rodríguez Salazar, Jhonathan Vinícius Menezes Silva, Carolina Nathalia Fontes Arôxa, Rosinelson Silva Pena, Lilian Regina Barros Mariutti