Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA OBTENÇÃO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO CORDEIRO SALINEIRO PRODUZIDO NA PENÍNSULA LITORÂNEA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Introdução

A Península Litorânea do Estado do Rio Grande do Sul, localizada entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, possui clima ameno e solos arenosos. Diferentemente de outras regiões litorâneas e das zonas de produção pecuária no Brasil, os solos da Península, em virtude do processo geológico de sua formação, apresentam elevada salinidade. A salinidade é problemática para agricultura, mas pode ser um diferencial da pecuária deste território, uma vez que a pastagem nativa do bioma Pampa conta com espécies halófitas apenas nessa região do RS. Tal diferenciação foi mencionada por Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) para a carne bovina em “Viagem ao Rio Grande do Sul”. O Cordeiro Salineiro, como denominado pelos locais, possui notoriedade no Estado e vêm ganhando adeptos nas demais zonas do Brasil, tornando esse produto um potencial a obtenção de uma Indicação Geográfica (IG). A pecuária permite a manutenção da vegetação nativa preservando o bioma Pampa e pode ser uma alternativa de renda, já que cordeiro é um produto de alto valor agregado. O objetivo do estudo foi compreender a cadeia produtiva e estudar a viabilidade do Cordeiro Salineiro obter uma IG.

Material e Métodos

Para tanto, foram coletados dados populacionais de ovinos entre 2012 e 2021 cedidos pela Inspetoria de Defesa Agropecuária do RS.

Resultados e Discussão

A carne ovina é historicamente para subsistência, portanto a diminuição do rebanho pode indicar algum grau de insegurança alimentar. Reunir-se em uma associação, corrigir as falhas, aprimorar a cadeia produtiva e obter a IG para o Cordeiro Salineiro é a intenção dos produtores. Pretende-se ainda caracterizar e evidenciar diferencial do produto auxiliando os produtores no reconhecimento da IG, ferramenta esta de diferenciação, portanto possível estratégia de desenvolvimento e valorização da ovinocultura neste território.

Conclusão

A diferenciação através de uma IG é uma das possíveis estratégias a comunidade pode desenvolver para valorizar e preservar a ovinocultura neste território. Há vontade política dos produtores em reunir-se em uma associação, corrigir as falhas, aprimorar a cadeia produtiva e obter a IG para o Cordeiro Salineiro.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

Associação Rota Açoriana - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ROBERTA FOGLIATTO MARIOT, Amanda POSSELT, Luiza Machado TERRA, Augusto Fonseca SASTRE, Dina Giovani Sessim BORGES