Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO MICOLÓGICA E DE PROTEÍNAS NOS RESÍDUOS LANÇADOS EM EFLUENTES ADVINDOS DO PROCESSAMENTO DE MANIHOT ESCULENTA NA REGIÃO AMAZÔNICA

Introdução

Durante o processamento artesanal de mandioca (Manihot esculenta) para a produção de farinha, tapioca, tarubá e tucupi, resíduos líquidos são descartados no ambiente na zona rural do estado do Pará, Brasil. O presente trabalho buscou identificar os fungos que estão presentes nos efluentes onde ocorre a deposição desses resíduos e identificar as possíveis enzimas que esses fungos podem estar expressando neste ambiente.

Material e Métodos

As coletas dos efluentes foram realizadas no tanque de fermentação em quadruplicatas biológicas e submetidas a digestão tríptica seguida de análises por espectrometria de massas. Estas técnicas aplicadas juntamente com análises de software de metaproteômica permitiram a identificação de enzimas e microrganismos.

Resultados e Discussão

Foram identificados Aspergillus terreus, Aspergillus fischeri, Lasidiploidia, Pseudocercospora eumusae, Mycena kentingesis e Sphaerobulus. Proteínas envolvidas com metabolismo de carboidratos, atividade de oxirredutase, ligação à metais também foram identificadas.

Conclusão

Alguns dos fungos identificados são apontados em outros trabalhos como potenciais biorremediadores de cianetos (substância química presente em abundância em M. esculenta) e proteínas como amilases, celulases e proteases identificadas neste trabalho são importantes para aplicação biotecnológica. Assim os fungos e as proteínas que os mesmos expressam nos efluentes durante o processamento de M. esculenta têm potencial biorremediador e biotecnológico.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

VINICIUS SIDONIO VALE MORAES, ALANA COÊLHO MACIEL, SAYURE RAAD, RAFAEL BORGES DA SILVA VALADARES, NAYARA MACÊDO PEIXOTO ARAÚJO, ALESSANDRA SANTOS LOPES