Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA ADIÇÃO DE ÁLCOOL POLIVINÍLICO (PVOH) NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E DE BARREIRA DAS BLENDAS BIOPOLIMÉRICAS DE GELATINA DE PEIXE

Introdução

Nos últimos anos os biopolímeros tem sido uma alternativa para a produção de embalagens biodegradáveis como substituição às embalagens existentes, oriundas do petróleo. Um dos polímeros com grande aplicabilidade nos diversos setores, consiste na gelatina de peixe que é biodegradável, biocompatível, e um bom biopolímero para a formação de filmes. O filme de gelatina pura geralmente é quebradiço, solúvel em água e com propriedades mecânicas indesejáveis. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da mistura da gelatina de peixe e álcool polivinílico (PVOH) que é um polímero sintético, não tóxico, solúvel em água e sem odor, nas propriedades tecnológicas de blendas.

Material e Métodos

A gelatina foi extraída da pele pelo método convencional e foi analisada quanto às propriedades tecnológicas (cor, força do gel, ponto de fusão e umidade). A blenda de gelatina/PVOH foi obtida pelo método de casting a partir da mistura de soluções, obtendo-se blenda com 35% de PVOH para 2,5% de gelatina. O filme controle (PF) e com PVOH (FP) foram avaliados quanto à espessura, cor, transparência, permeabilidade a vapor de água (PVA), solubilidade e atividade de água.

Resultados e Discussão

A gelatina obtida apresentou baixo teor de umidade (8,22%), a cor tendeu para amarelo e brilhante, análises de força do gel (235,7) e ponto de fusão (27°C) são adequados para utilização comercial. As propriedades do filme foram influenciadas pela adição do álcool polivinílico (FP) quando comparado ao FC. Sendo assim, a blenda com álcool polivinílico (PVOH), apresentou um valor maior de transparência da luz (4,99%) indicando diminuição na transparência do filme. A cor de ambos os filmes foi acinzentada com leve tendência ao amarelo. Valor de espessura maior (0,203 mm), maior PVA (10,510 g.m.m2.s-.Pa -1) sendo um resultado negativo para aplicação, baixa solubilidade (8,546%), e maior valor de atividade de água (0,569).

Conclusão

Desta forma, o uso de álcool polivinílico (35%) na elaboração de blendas poliméricas de gelatina de peixe apresentou influência importante nas propriedades físicas e de barreira dos filmes. Apesar da taxa de permeabilidade a vapor de água dos filmes se elevar com a adição de PVOH, sua utilização contribuiu efetivamente para as demais características filmogênicas estudadas.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

Marcos Jhony Almeida COSTA, VINICIUS SIDONIO VALE MORAES, Maria Dielem Sousa Correa, Adla Asiel da Silva Moura, Magally Araújo Gonçalves, Fernanda Sales Rabello, Lúcia De Fátima Henriques Lourenço