Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DE AMÊNDOA DOS FRUTOS DE COCÃO (Attalea tessmannii)

Introdução

Diversas espécies amazônicas possuem potencial para a extração de óleo, mas pouco se conhece sobre algumas espécies quanto a caracterização da parte apolar do óleo. Dessa forma, é importante conhecer o perfil de ácidos graxos. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos ácidos graxos presentes no óleo extraído das amêndoas do cocão (Attalea tessmannii).

Material e Métodos

Para isso, as amêndoas de A. tessmannii foram retiradas do fruto, lavadas, secas em estufa a 60ºC por 4h e trituradas manualmente. Para extração dos lipídeos apolares, utilizando hexano P.A como solvente, com proporção de 1:5 amêndoa de cocão/hexano. O óleo foi extraído sob agitação de 200 rpm, temperatura 25°C por 240 min. Após a extração do óleo, o hexano foi evaporado em rotaevaporador a 80°C sob pressão de 1 atm. Para a remoção de partículas, o óleo foi centrifugado em centrífuga de alta rotação. Ao final do processo, o óleo passou por secagem para evaporação de eventuais solventes e água em estufa a 50°C por 4h. As amostras foram enviadas para análise por cromatografia gasosa com detector de ionização de chama para determinação do perfil de ácidos graxos.

Resultados e Discussão

Os resultados encontrados para o perfil de ácidos graxos foi: ácido capróico (C6:0, 0,30%), ácido caprílico (C8:0,7,00%), ácido cáprico (C10:0, 7,07% ), ácido láurico (C12:0, 51,03% ), ácido mirístico (C14:0, 13,96% ), ácido palmítico (C16:0, 7,11% ), ácido esteárico (C18:0, 2,85% ), ácido oléico (C18:1, 8,72%), ácido linoléico (C18:2, 1,88%), ácido araquídico (C20:0, 0,05% ) e ácido eicosanoico (C20:1, 0,04%).

Conclusão

Analisando os resultados, percebe-se que o ácido majoritário presente no óleo é o ácido láurico com 51%, seguido pelo ácido mirístico com aproximadamente 14% e em terceiro o ácido oleico com 8,7%. Estes resultados são semelhantes aos encontrados para o óleo de babaçu (Orbignya phalerata ou Attalea funifera) já utilizados na alimentação humana.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

FURG - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

KAROLINA FERRAZ AGUIAR SANTOS, Pedro BRANDÃO, Alice SOUSA, Sheraz AHMAD, Luiz HAN, Nauro SILVEIRA JUNIOR, Débora JAESCHKE, Anelise CHRIST-RIBEIRO, Luiz PINTO, Tito CADAVAL JUNIOR