Dados do Trabalho


Título

Elaboração de biscoitos do tipo rosquinha com farinhas altamente energéticas e bagaço de malte

Introdução

A fome e a insegurança alimentar são desafios globais, afetando cerca de 9.8% e quase 30% da população mundial, respectivamente, de acordo com a ONU. Paradoxalmente, aproximadamente um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados. Entre esses resíduos, destacam-se os provenientes da indústria cervejeira, como o bagaço de malte, que contém nutrientes e compostos bioativos valiosos. No Brasil, anualmente, 1,7 toneladas desse subproduto são geradas, predominantemente direcionadas à alimentação animal.

Material e Métodos

O bagaço de malte usado foi doado por uma micro cervejaria local e seco no campus. O restante dos ingredientes para a elaboração das rosquinhas como as farinhas de milho e arroz, gordura vegetal, açúcar, ovo, canela e cacau 100%, foram adquiridas em supermercado local. Foram elaboradas formulações de rosquinhas, com porcentagens iguais de bagaço de malte para a composição das farinhas trigo, de milho e arroz. A análise sensorial foi realizada com 130 avaliadores não treinados, avaliando os atributos de cor, aparência, aroma, sabor, textura e avaliação global, através de uma escala hedônica de nove pontos. Avaliou-se também a aceitação e intenção de compra para todas as amostras

Resultados e Discussão

Ficou constatado que o percentual de gordura necessário para “dar liga”, e consequentemente, o preparo final dos biscoitos, aumentou exponencialmente dissociado da quantidade de farinha utilizada, pois as 3 formulações contando com a padrão (de farinha de trigo) utilizaram a mesma quantidade farinha, açúcar e bagaço de malte para a sua finalização.

Conclusão

Com os resultados das análises sensoriais foi possível verificar que avaliação global, aroma, textura e sabor, não apresentaram diferença significativa. As diferenças foram notadas nos atributos aparência e cor, devido a diferença de coloração das farinhas utilizadas. Todos os atributos de todas as amostras ficaram acima da média da escala hedônica de 9 pontos. O índice de aceitabilidade (IA) de todas as amostras passaram dos 70% que é o recomendado. As amostras elaboradas com as farinhas de milho e trigo se destacaram conseguindo mais de 50% de intenção de compra cada uma. Com a presente análise pôde-se concluir que a farinha de milho além da de trigo, juntamente ao farelo do bagaço de malte, pode ser utilizada para elaborar rosquinhas.

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Autores

CHRISTOPHER BRUNO DE ALMEIDA TABELINI, Mabelle Biancardi Oliveira de Medeiros, Breno Pereira de Paula, Alba Regina Pereira Rodrigues