Dados do Trabalho


Título

Crescimento de células VERO e MDBK em meio livre de soro fetal bovino

Introdução

O cultivo celular pode viabilizar a produção de proteína animal sem a criação de animais para abate. Tal avanço requer a substituição do Soro Fetal Bovino (SFB). O objetivo desta pesquisa foi testar o cultivo de células MDBK e VERO em Meio Comercial Livre de SFB (MCL).

Material e Métodos

Cinco proporções de MCL (20, 40, 60, 80 e 100%) foram comparadas ao Meio Essencial Mínimo Eagle com 10% de SFB (MEM10), pelo teste de Tukey e regressão linear. O cultivo foi feito em triplicata, em placas de 24 poços. A passagem celular foi feita duas vezes por semana. Os parâmetros avaliados foram viabilidade celular, confluência celular e contagem do número de células por poço, em câmara de Neubauer com corante Azul de Tripan. A viabilidade foi obtida pela razão entre o número de células vivas e o número total de células.

Resultados e Discussão

Para células MDBK houve viabilidade até a concentração 80% de MCL e diferença entre 40% MCL e MEM10 (P<0,05), sendo a viabilidade em MCL inferior ao MEM10. Ao fazer a passagem para MCL 100% houve viabilidade zero. Para as células VERO, o número de cél/poço em MCL 60% e 80% foi menor que aquele em MEM10 (P<0,05). Apesar da viabilidade similar em MCL 100% e MEM10, no MCL 100% a confluência foi 5%, em oposição a 100% em MEM10. O cultivo de células MDBK em MCL foi possível até a concentração de 80% e de células VERO até 100% MCL, apesar da redução de confluência.

Conclusão

Diferentes linhagens celulares apresentam metabolismos e necessidades distintas para sua sobrevivência, proliferação e bom funcionamento. Uma vez que o meio comercial foi desenvolvido para as necessidades celulares da linhagem VERO, é possível supor que alguns componentes essenciais para a viabilidade celular de células MDBK estiveram ausentes, o que se evidenciou na concentração 40% e no meio comercial puro. Futuras pesquisas, como testes de viabilidade entre 80% e 100% MCL para células MDBK e combinações de novos ingredientes, são importantes. Este trabalho foi apoiado pelo CNPq através do fornecimento de bolsa de auxílio à pesquisa.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

ADAPAR - Paraná - Brasil, UFPR - Paraná - Brasil

Autores

JENNIFER CRISTINA BISCARRA-BELLIO, Maria Eduarda Gurski Coelho, Vivien Patricia Garbin, Jennifer Cristina Biscarra-Bellio, Mara Eliza Gasino Joineau, Carla Forte Maiolino Molento