Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA CINÉTICA DE SECAGEM DAS FOLHAS DE ARANTO (BRYOPHYLLUM DAIGREMONTIANUM) EM SECADOR DE BANDEJAS

Introdução

O Aranto é uma planta que pertence ao gênero Kalanchoe, utilizada na medicina popular do Brasil e de outras partes do mundo, devido as suas propriedades medicinais. A secagem é um dos processos mais tradicionais utilizados para conservação de alimentos, pois o teor de água presente é reduzido e assim o crescimento microbiológico é minimizado. Este trabalho teve como objetivo o estudo da cinética de secagem pelo mecanismo da difusão mássica de fatias de folha de Aranto empregando um secador de bandejas e determinação do coeficiente difusivo de transferência de massa.

Material e Métodos

Para o processo de secagem foi utilizado um secador convectivo. As amostras de folhas de Aranto foram submetidas à secagem convectiva à temperatura de 60°C e 75°C com velocidade do ar de secagem de 2 m/s. As amostras e a vazão do ar de secagem foram mantidas constantes. As pesagens foram realizadas até a obtenção da massa constante das amostras.

Resultados e Discussão

Observou-se que no início do processo, a remoção de umidade foi significativamente mais elevada quando comparada ao período final do processo. Os resultados experimentais da cinética de secagem foram expressos por modelos que predizem a perda de umidade através do coeficiente convectivo de massa e a difusividade efetiva de massa. A partir da análise da cinética foi observado que dentre as secagens, a temperatura de 75 °C, foi a que apresentou o menor tempo de secagem, com o equilíbrio mássico alcançado em aproximadamente 150 minutos de processo. Já a amostra com temperatura de 60 °C, foi a que apresentou o maior tempo de secagem, com o equilíbrio mássico sendo atingido em aproximadamente 210 minutos de processo. Portanto, com base nos resultados, o processo de secagem foi eficiente nas temperaturas avaliadas obtendo-se umidades de equilíbrio próximas de zero. Os coeficientes difusivos de transferências de massa estão dentro dos parâmetros encontrados na literatura, apresentando valores de 1,53.10-6 cm²/min e 2,93.10-6 cm²/min, para as temperaturas de 60°C e 75°C, respectivamente. O comportamento das curvas de secagem da folha de Aranto foi semelhante ao da maioria dos produtos agrícolas.



Conclusão

Portanto, com base nos resultados obtidos, o processo de secagem de fatias de folha de Aranto foi eficiente nas temperaturas avaliadas, pois obteve-se umidades de equilíbrio próximas de zero e os coeficientes difusivos de transferências de massa estão dentro dos parâmetros encontrados na literatura, apresentando valores de 1,53.10-6 cm²/min e 2,93.10-6 cm²/min, para as temperaturas de 60°C e 75°C, respectivamente. O comportamento das curvas de secagem da folha de Aranto foi semelhante ao da maioria dos produtos agrícolas.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

LEANDRO OSMAR WERLE, Emilly Damke dos SANTOS, Isabela Lira de Alencar GOMES, Rarissa Estefani Chinaider FERRAZ, Raquel Manozzo GALANTE