Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO BACTERIANA DE LEITE DE CABRA CRU ORIUNDO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Introdução

O consumo de leite de cabra tem aumentado mundialmente nos últimos anos, e suas características indicam importância no controle microbiológico.

Material e Métodos

Cinco amostras de leite de cabra cru foram obtidas no município de Itaocara, noroeste do estado do Rio de Janeiro, e inoculadas em diferentes meios de cultura seletivos e diferenciais para a identificação de Enterobacteriaceae (violeta vermelho bile glicose), Escherichia coli (triptona bile glicuronico), Pseudomonas sp. (cetrimida), Bacillus cereus (seletivo Bacillus cereus) e Staphylococcus sp. (manitol salgado). Foram selecionadas colônias com diferentes aspectos físicos, típicas ou atípicas, em cada meio de cultura inoculado com cada amostra, que foram submetidas à identificação por espectrometria de massas por ionização e dessorção a laser assistida por matriz – tempo de vôo (MALDI-TOF MS).

Resultados e Discussão

No total, 77 isolados foram identificados com alta confiabilidade instrumental. Nas amostras 1 (n=10), 3 (n=6) e 5 (n=3) foram identificados apenas isolados de Staphylococcus sp. (Staphylococcus simulans e Staphylococcus epidermidis). As amostras 2 e 4 apresentaram grande diversidade de população bacteriana. Na amostra 2 (n=34) também foi isolado S. epidermidis, além de Escherichia coli, Klebsiella variicola, e outros bacilos Gram-negativos, como diversas espécies de Pseudomonas e Acinetobacter, além de espécies não usuais em alimentos, como representantes dos gêneros Empedobacter e Leucobacter. Na amostra 4 (n=28) houve grande predominância de microrganismos notoriamente conhecidos por suas altas atividades proteolíticas, como Serratia liquefaciens (n=19) e Pseudomonas sp. (n=5), além da presença de Staphylococcus sp. e Klebsiella pneumoniae (n=2).

Conclusão

Os resultados indicam grande variação na população bacteriana no leite de cabra fornecido à população do noroeste do estado, observando-se a presença de patógenos notórios como K. pneumoniae e E. coli, indicando um risco de saúde pública. Evidencia-se também um risco de ocorrência de problemas tecnológicos associados, como a presença de enzimas deteriorantes. Um eventual tratamento térmico poderia inativar os patógenos, mas enzimas deteriorantes termoestáveis seriam mantidas até o produto final. Os isolados obtidos serão oportunamente caracterizados para permitir ainda mais detalhamento da atual situação microbiológica do produto na região, evidenciando a importância do controle da cadeia produtiva do leite de cabra e de campanhas de conscientização contra o consumo do leite cru.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

GUSTAVO LUIS DE PAIVA ANCIENS RAMOS, Isabella Cristina Finatti Saraiva, Marcelo Soares de Moraes, Janaína dos Santos Nascimento