Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM A FARINHA DO “ARROZ DO BARRO” (ORYZA SATIVA L.)

Introdução

O arroz (Oryza sativa L.) é um dos cereais mais cultivados e consumidos no mundo, servindo como o principal sustento para mais da metade da população. Ele é uma rica fonte de nutrientes (carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais), com baixo teor de gordura. A farinha derivada do arroz pode ser utilizada de forma parcial ou total como substituta da farinha de trigo em preparações, como na produção de biscoitos. Essa abordagem pode beneficiar a economia local, tornando os produtos acessíveis financeiramente para a população, e também pode agregar novas características nutricionais e sensoriais aos alimentos, incentivando o consumo de alimentos tradicionais ricos em nutrientes, especialmente para aqueles que têm restrições alimentares, como os celíacos. O objetivo da pesquisa foi analisar a elaboração e a aceitação sensorial de biscoitos enriquecidos com a farinha de "arroz do barro", da cidade de Barreirinhas, Maranhão.

Material e Métodos

Os biscoitos foram produzidos com a farinha de “arroz do barro” (50%), farinha de trigo (50%), açúcar demerara, sal, ovo de galinha e margarina com sal. E avaliados sensorialmente pela escala hedônica de aceitação de nove pontos (Dutcosky, 2019) e intenção de compra, por 61 provadores não treinados, de ambos os sexos, adolescentes e adultos. Os atributos sensoriais avaliados foram textura, aroma, sabor, aparência, cor e qualidade global. Os dados foram analisados no software Stata® 14.0.

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos foram: aparência (7,85±1,72); cor (7,62±1,63); aroma (7,77±1,47); textura (8,03±1,53); sabor (8,18±1,51) e qualidade global (8,36±1,39). Houve predominância das avaliações “gostei muito” e “gostei muitíssimo” em todos os atributos analisados pelos provadores. O índice de aceitação global do biscoito foi de 88,65%. Quanto à intenção de compra, a maioria (77,05%) informou que “certamente compraria” o produto.

Conclusão

Assim, o biscoito com a farinha de "arroz do barro" apresentou avaliação positiva de seus atributos sensoriais e também pelo índice de aceitação global (>70%), cumprindo recomendação de Dutcosky (2011) para fins de aceitabilidade de um produto. Conclui-se que o biscoito com a farinha do “arroz do barro” apresentou boa aceitação, mostrando-se como uma alternativa viável para substituição da farinha de trigo, além de ser saudável e sustentável do ponto de vista sensorial.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Autores

LUANA LOPES PADILHA, DAFINY HELÓA BALTAZAR FERNANDES, FERNANDA LISBOA NASCIMENTO SILVA, KAYLANE SANTOS SILVA, CHRISTIANO JORGE CAMPOS, EVILLE KARINA MACIEL DELGADO RIBEIRO NOVAES, ÉRICA DA COSTA MONÇÃO, SAMÍRIA DE JESUS LOPES SANTOS-SODRÉ