Dados do Trabalho
Título
EFICIÊNCIA DO USO DE ÁGUA OZONIZADA E DE HIPOCLORITO DE SÓDIO NO CONTROLE DA MICROBIOTA DA SUPERFÍCIE DE VEGETAIS
Introdução
A eficiência da sanitização de frutas e verduras é essencial para garantir a redução da carga microbiana dos alimentos consumidos sem processamento térmico, e assim prevenir as doenças transmitidas por alimentos (DTA). Compostos clorados podem ser uma alternativa para evitar a deterioração e o risco de DTA, porém pode ser prejudicial à saúde pelos seus resíduos. O uso de água ozonizada oferece uma alternativa segura por ser um tratamento não residual. Estudo realizado na UTFPR - Francisco Beltrão teve como objetivo avaliar a eficácia do Hipoclorito de Sódio (HS) e de água ozonizada para a redução da carga microbiana de morangos e alfaces.
Material e Métodos
Utilizou-se um produto comercial à base de HS diluído conforme instruções do fabricante com tempo de contato de 10min. Como gerador de água ozonizada foi utilizado equipamento comercial com a capacidade de 600mg/h. Foi realizado teste piloto com cepa de Escherichia coli (8,2Log) e depois os testes com amostras de morango e alface do mercado local.
Resultados e Discussão
No piloto, os resultados demonstraram que HS e da água ozonizada 20min foram mais eficientes na redução de microrganismos, ambos com redução de 6Log, em comparação com a ozonização por 10 min, que reduziu para 4Log, sendo os testes seguintes realizados com água ozonizada por 20 min. Nos testes com alface, observou-se a redução de 7,6Log (sem tratamento) para 4,8Log com HS (10min) e para 5,4Log para água ozonizada (20min). No morango, observou-se a redução de 5,8Log (sem tratamento) para 4,9Log com HS (10min) e para 5,5Log para água ozonizada (20min).
Conclusão
Assim, os resultados obtidos da sanitização do morango e da alface indicam que HS demonstra ser mais eficaz na redução bacteriana quando comparado à água ozonizada, tanto para sanitização de morangos quanto de alface, pois promoveu redução de 1Log no morango e 3Log na alface, enquanto água ozonizada alcançou uma redução de 2Log na alface, mas não apresentou eficácia no morango. Os resultados sugerem que o HS seja uma opção confiável para a sanitização de alimentos em comparação com a água ozonizada. Porém, deve-se considerar o custo, segurança e impacto ambiental ao escolher qual método de sanitização a ser utilizado.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Autores
ANDREA CATIA LEAL BADARO, Ana Paula GUEDES, Fabiane Picinin de Castro CISLAGHI, Priscila Soraia da CONCEIÇÃO