Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DOS ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE FRANCISCO BELTRÃO

Introdução

Uma problemática que envolve os produtos da agricultura familiar está no fato da maioria deles não atender aos quesitos de qualidade higiênico-sanitária que garantam a inocuidade e a segurança dos consumidores. O estudo teve como objetivo traçar um diagnóstico da situação microbiológica dos alimentos comercializados pela agricultura familiar da cidade visando a melhoria dos produtos ofertados e garantindo sua permanência nos mercados locais e feiras.

Material e Métodos

Foram coletadas e realizadas análises para definir a qualidade e segurança microbiológica, 24 amostras de água utilizada no cultivo e preparo de alimentos e 36 amostras de alimentos, sendo eles salame italiano, queijo, pastel assado, pastel frito, espetinho de carne, batata chips frita, batata doce assada, polenta, mel, biscoito de amido, bolo de laranja, broa de milho, caldo de cana, almeirão, alface americana e morango.

Resultados e Discussão

Os resultados indicaram que todas as amostras de água atenderam ao limite de bactérias heterotróficas, mas 58,33%(n=14) amostras de água não atenderam aos padrões de potabilidade por apresentarem E. coli em 100mL de água, indicando falhas no tratamento realizado e consequente contaminação por coliformes, colocando em risco a saúde pública. Nos alimentos, 16,66%(n=6) das amostras apresentaram presença de Salmonella spp., com confirmação através de testes bioquímicos e sorológicos. A presença desse agente não é permitida pela legislação pois caracteriza a presença más condições de higiene e um risco para a saúde pública. Observou-se também contagens acima do recomendado de Staphylococcus coagulase+ e E. coli em 27,78%(n=10) e 22,22%(n=8) das amostras de alimentos, respectivamente, o que indica um perigo potencial a saúde pública devido ao risco de surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Conclusão

Os resultados da qualidade microbiológica dos alimentos produzidos pela agricultura familiar da região ressaltam a necessidade de ampliar a segurança dos consumidores, promovendo o conhecimento e uma maior sensibilização dos produtores, e maior objetividade na resolução de problemas sanitários que norteiam a manipulação de alimentos por estes produtores. O projeto permitiu entender como está a qualidade dos alimentos comercializadas na feira, bem como, compreender e orientar nas possíveis medidas que devem ser implementadas para melhoria da qualidade dos produtos fornecidos pela agricultura familiar de Francisco Beltrão.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

ANDREA CATIA LEAL BADARO, Joyce Barbara BALDISSERA, Sophia Tonial MEURER, Fabiane Picinin de Castro CISLAGHI