Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA ADIÇÃO DE CARVÃO ATIVADO NAS PROPRIEDADES ÓTICAS E TÉRMICAS DE BIOPLÁSTICOS DE AMIDO DE BANANA DA TERRA VERDE

Introdução

O desenvolvimento de bioplásticos a base de amido de banana da terra verde vem sendo conduzido no intuito de explorar as suas propriedades distintas, que vão desde o bom rendimento de extração, acima de 20% em base úmida, teor de amilose acima de 30% em base úmida, e bons resultados nas propriedades dos bioplásticos produzidos, como superfície homogênea e boa transparência. A adição de carvão ativado no bioplástico objetiva reforçar a estrutura tornando-o termicamente mais resistente, por exemplo, porém sem inviabiliza-lo como embalagem primária por afetar negativamente na transparência. Para tanto, foram desenvolvidos bioplásticos a partir do amido de banana da terra verde, nativo e modificado por tratamento hidrotérmico (HMT), adicionado de carvão ativado (CA) oriundo do sabugo de milho e ativado com ácido fosfórico.

Material e Métodos

O amido foi extraído da banana da terra completamente verde em solução de hidróxido de amônio a 0,03 mol. L-1 na proporção 1:7 (massa/volume). O amido foi modificado por HMT em dois níveis (MF01 - 19% umidade, 19,5 h de tratamento, 88ºC; MF02 - 25% umidade, 23,92 h de tratamento, 100ºC). Os bioplásticos foram produzidos pelo método de “casting”, a 3% de amido nativo e modificado por HMT, 40% de glicerol (m/m) e CA variando de 0,2 a 0,5% (m/m). Os bioplásticos foram avaliados por análise termogravimétrica, e análise de cor (Índice de luminosidade - IL), cuja última foi submetida a análise de regressão e variância (Tukey), considerando p < 0,05.

Resultados e Discussão

Todos os filmes permaneceram com a mesma temperatura de degradação próximo aos 300ºC, sem influência da adição de CA. O IL não apresentou mudança significativa nos filmes estudados, variando de 36,97±2,60ª a 40,34±1,14ª (adimensional).

Conclusão

Portanto, apesar da ausência de reforço frente a temperatura, o CA não influenciou negativamente no IL do bioplástico. O resultado da análise térmica sugere que a presença do CA na matriz polimérica exerce um papel exclusivamente físico, sem formar interações químicas, resultando em um pico decrescente homogêneo na análise termogravimétrica para todos os tratamentos. Esse achado sugere que, para essa finalidade, seja recomendado outros recursos como modificações físicas e químicas no amido os quais possuem registro de estudos bem sucedidos.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

MARIA JOSE MISSAO CORDEIRO SANTOS, Eduardo Bruno Macêdo VIANA , Cassiara Camelo Eloi de SOUZA , Cristiane Martins VELOSO , JAQUELINE ALVES ROCHA