Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE SORVETE E CASQUINHA VEGANOS, FUNCIONAIS E SUSTENTÁVEIS COM ADIÇÃO DE VITAMINA B12

Introdução

Em decorrência da expansão de mercado e dos movimentos globais visando um consumo mais consciente de proteína animal e a ascensão das dietas veganas, identificou-se a oportunidade de criar um sorvete para um público vegano, que não gerasse desperdício e com diferencial quanto ao aspecto nutricional, com enfoque nas principais carências nutricionais desse público. Dessa forma, foram desenvolvidos sorvete e uma casquinha de sorvete veganos, funcionais e sustentáveis, com vitamina B12.

Material e Métodos

Foram desenvolvidos Sorvete Vegano (SV) sabor manjericão emulsificado com gel de linhaça, com calda de morango, e Casquinha Vegana (CV) à base da semente de linhaça com levedura nutricional. Para obtenção do SV foram utilizados: leite de coco, açúcar demerara, morango, manjericão e gel de linhaça dourada. E para CV: água, amendoim torrado, levedura nutricional, farinha de trigo, linhaça dourada, açúcar mascavo e óleo de soja. Os produtos foram avaliados com base na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO e a IN n° 75 de 8/10/20 (ANVISA) para % Valor Diário (VD) e declaração frontal padronizada.

Resultados e Discussão

As porções do SV (60 g) e CV (16 g) respectivamente apresentaram: 11,6 g e 9 g para carboidratos totais, 1,3 g e 4,2 g proteína, 6,8 g e 5,3 g de gorduras totais, 5,6 g e 1,6 g de gordura saturada (GS), 0 g gordura trans, 11 g e 2,3 g de fibra alimentar e 17,5 mg e 9 mg de sódio. A combinação do SV+CV é promissora considerando: conteúdo de proteínas (11%VD), fibras alimentares (53,2%VD) e 100%VD de vitamina B12, além de valor reduzido de sódio e açúcares adicionados. Como demais características o produto apresenta com diferencial do mercado a isenção de gordura trans, lactose, corantes e conservantes, além de apresentar ingredientes com potencial antioxidante (manjericão e morango orgânicos); além de sustentável, com utilização integral dos alimentos. O produto tem potencial de mercado para veganos e a indústria, destacando vitamina B12, proteínas e fibras, porém existe a necessidade de realizar análise sensorial para obter insights mercadológicos.

Conclusão

O produto apresenta potencial de introdução mercadológica para o público vegano e para indústria, com enfoque no seu conteúdo de B12, proteínas e fibras. Todavia existe a necessidade de realizar análise sensorial para realizar o insight mercadológico e do produto.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Arthur Sá Earp Neto - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LIA IGEL SODRÉ, Nicole GONÇALVES, Ana Clara KAPPAUN, Barbara MEDEIROS, Maria Clara REIS, Cristiane MELLO, Cintia AZARA, Caroline GEOFFROY RIBEIRO