Dados do Trabalho


Título

PESQUISA DE MERCADO DE PESCADOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Introdução

Pescado é todo animal que vive em água doce ou salgada e que é utilizado na alimentação humana. No Brasil, o consumo médio de peixe por habitante é de 9 kg/ano, abaixo da recomendação da FAO de 12 kg per capita/ano. Considerando o cenário de consumo não ideal de pescados pela população brasileira, torna-se importante avaliar a disponibilidade de pescados e seus produtos derivados nos principais estabelecimentos de venda, bem como o preço de comercialização praticado.

Material e Métodos

Para tanto, foi realizada uma pesquisa de mercado (janeiro/2023 a abril/2024), on-line e in loco, em estabelecimentos comerciais como mercados, feiras livres, peixarias e lojas de produtos naturais ou orientais no Estado do Rio de Janeiro, RJ.

Resultados e Discussão

Os resultados foram agrupados em quatro categorias distintas, referentes aos tipos de pescados e aos produtos derivados: peixes, moluscos, crustáceos e produtos feitos à base de pescado. As amostras foram classificadas em ordem crescente de média e variação de preço de comercialização por quilo, e algumas foram agrupadas em categorias de acordo com suas características. Foram encontrados 406 produtos, sendo 334 provenientes de peixes (de 55 espécies/tipos diferenciados), 30 de moluscos (8 espécies), 30 de crustáceos (7 espécies), e 12 amostras de produtos à base de pescados (8 tipos de produtos), apresentando variações de preço (R$/kg) de 7,27 (palombeta) a 85,98 (salmão); de 36,50 (mexilhão) a 419,97 (vieira); de 15,00 (lagostim) a 119,67 (cavaquinha), e de 60,47 (kani kama) a 860,00 (tempero furikake de peixe). O estímulo ao consumo de pescados demanda a busca por alimentos que sejam acessíveis em diversos contextos sociais e os resultados demonstraram ampla variação de opções, bem como de preços de mercado.

Conclusão

Destaca-se não terem sido encontrados pescados de baixo valor comercial, i.e., espécies negligenciadas para venda (ex. savelha, ubarana etc.), nos estabelecimentos pesquisados. Entre os produtos encontrados, pode-se verificar que alguns processamentos (evisceração, filetagem, congelamento, cocção, enlatamento) tendiam a elevar o preço comparativo de comercialização, ex. pescado fresco inteiro> pescado fresco posta/filé >pescado congelado >pescado enlatado. Sistematizar o panorama do que está disponível no mercado pode ser uma ferramenta estratégica de elaboração de cardápios, assim como de disponibilização de novos produtos

Área

Sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos

Instituições

UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CAROLINA BERES, Nicholas Tadeu da Silva Colares, Stephany Rangel Arcanjo, Jade de Farias Gonçalves, Joana Guerreiro Menezes, Isabelle Santana