Dados do Trabalho


Título

ESTABILIDADE DE NANOEMULSÕES DE AMIDO-OSA E ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO

Introdução

A utilização de conservantes sintéticos tem sido utilizada como método predominante para prolongar a vida útil de alimentos. No entanto, estes compostos podem ter efeitos adversos na saúde do consumidor. Atrelado a isto, a crescente busca por “produtos mais verdes” com foco na sustentabilidade, impulsionam as pesquisas por sistemas com características biocompatíveis, biodegradáveis e de baixo custo para substituição parcial ou total de conservantes químicos sintéticos em alimentos. O objetivo deste estudo foi desenvolver nanoemulsões à base de amido modificado por anidrido octenil succínico (OSA) contendo óleo essencial de cravo (OEC) utilizando homogeneização de alta pressão e avaliar sua estabilidade.

Material e Métodos

A preparação das nanoemulsões incluiu nove formulações com variações nas duas fases (aquosa e orgânica). A fase aquosa foi composta por amido-OSA (10 e 20 %, p/v), tween 20 (0,5 e 1,0 %, p/v) e solvente (água ou etanol 20%). Para o preparo da fase orgânica, SPAN 80 (0, 1,5 e 3,0%, p/v) foi adicionado ao OEC (2%, p/v). Todas as emulsões foram caracterizadas quanto ao tamanho de partícula, potencial zeta, índice de polidispersão no 1º dia e as que permaneceram estáveis foram novamente analisadas após 30 dias de armazenamento a 20 ± 2 ºC.

Resultados e Discussão

No 1º dia, as emulsões apresentaram tamanho de partícula variando de 180 nm à 1,58 µm, potencial zeta de -29,70 a 5,10 mV, índice de polidispersão de 0,15 a 0,37. Após 30 dias de armazenamento, apenas 4 emulsões, que utilizaram somente água como solvente, e inicialmente apresentaram os menores valores de índice de polidispersão e tamanhos de partículas, permaneceram estáveis.

Conclusão

De forma geral, as emulsões apresentaram um aumento do tamanho de partícula, potencial zeta e índice de polidispersão com o tempo. Dessa forma, o amido-OSA é um polissacarídeo que pode ser utilizado como estabilizador no desenvolvimento de emulsões a base de água, adicionadas de óleo essencial de cravo. Essas emulsões possuem potencial bioativo, como atividades antioxidante e antimicrobiana, possibilitando sua aplicação em sistemas alimentares com o objetivo de prolongar a vida útil destes.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE, ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA, FELIPE NARDO DOS SANTOS, TAMIRES SOARES SHUG, DANIELA PASTORIM VAISS, VIRGINIA CAMPELLO YURGEL, CRISTIANA LIMA DORA, ELIEZER AVILA GANDRA, ALVARO RENATO GUERRA DIAS