Dados do Trabalho


Título

MODIFICAÇÃO DE AMIDO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) POR DRY HEAT TREATMENT (DHT)

Introdução

As modificações em amidos representam uma estratégia fundamental para aprimorar suas propriedades mecânicas e térmicas, visando o aumento da resistência e estabilidade para uma ampliar possibilidades tecnológicas. Métodos físicos como o dry heat treatment (DHT), apresentam impacto significativo nos potenciais usos dos amidos. Esta metodologia possibilita a aplicação em vários setores tecnológicos, além de possuir maior sustentabilidade por não haver geração direta de efluentes. O presente estudo sugere a modificação do amido de feijão através da modificação por dry heat treatment a 120°C durante 5, 10, 15 e 20h, e as análises dos efeitos dos tratamentos.

Material e Métodos

Os perfis de viscosidade foram medidos pelo Rapid Visco Analyzer (RVA-4, Newport Scientific, Austrália). A difratometria de raios X e cristalinidade relativa foi determinada pelo difratômetro de raios X Ultima IV (Rigaku, Japão). A morfologia das amostras foi determinada pelo microscópio eletrônico por emissão de campo MIRA 3 (Tescan, República Tcheca).

Resultados e Discussão

Observaram-se alterações nos valores de setback para todas as amostras tratadas, especialmente para CDHT-20 com redução de 59%, em comparação com a amostra sem tratamento. Com o progresso do tempo de tratamento, a tendência a retrogradação diminuía, indicando que o período de modificação foi inversamente proporcional ao nível de alteração neste parâmetro. O padrão de difração tipo C, característico desta fonte botânica, se manteve para todas as amostras tratadas, com picos em 15,03°, 17,04°, 17,95° e 22,90° em 2(θ) corroborando com outros estudos. A cristalinidade relativa para amido de feijão nativo foi de 23,95%, valores próximos foram encontrados para as amostras tratadas, exceto para CDHT-10 (25,85%). Os grânulos de amido de feijão apresentaram superfície lisa, em formato de elipse e alguns vincos próximos ao hilo do grânulo, foi observado que a modificação promoveu um aparecimento de pequenas saliências na superfície, principalmente para CDHT-15 e CDHT-20.

Conclusão

OS resultados encontrados neste estudo, corroboram com outras pesquisas e indicam que o tratamento por DHT se mostrou eficiente nas alterações de propriedades analisadas. Sugere-se como estudo futuro, a aplicação dos amidos modificados na elaboração de filmes biodegradáveis, por exemplo.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná - Brasil

Autores

AMANDA PULNER DOS SANTOS, Luane de Oliveira Maior, Luana Carolina Ruths, Daniele Bach, Ivo Mottin Demiate, Luiz Gustavo Lacerda