Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DAS FOLHAS DE Echinodorus grandiflorus VISANDO SUA APLICAÇÃO ALIMENTÍCIA

Introdução

Echinodorus grandiflorus, conhecido popularmente como chapéu de couro, é comumente encontrado em mananciais aquáticos da região Sul do Brasil. É uma planta medicinal popular e que vem sendo utilizado de forma discreta na produção de refrigerantes. Diante disso, objetivou-se avaliar a composição centesimal, compostos fenólicos e determinar a capacidade antioxidante in vitro das folhas do E. grandiflorus, elucidando sua composição para possíveis aplicações na indústria alimentícia.

Material e Métodos

As amostras foram coletadas no município de Três Barras, Santa Catarina, Brasil. A extração foi realizada, em triplicata, a partir de 1 g de amostra (previamente desidratada, granulometria de 80 Mesh) adicionada de 50 mL de etanol 60%, assistida com dispositivo ultrassônico (20 kHz), amplitude de 70%, por 10 min a 80º C. Foram avaliados os teores de flavonoides totais (FT), compostos fenólicos totais (CFT) e a capacidade antioxidante (DPPH, ABTS e FRAP). Para composição centesimal analisou-se teor de umidade, proteína, lipídeos, fibra alimentar, cinzas e carboidratos por diferença.

Resultados e Discussão

Os extratos apresentaram elevada concentração de compostos fenólicos (52,09 ± 0,43 mg(EAG)g-1), flavonoides (45,75 ± 0,6 mg (EQUE) g-1) contribuindo para sua expressiva atividade antioxidante por DPPH de 37,58 ± 0,4 mg (Trolox) g-1, ABTS 32, 40 ± 0,24 mg (Trolox) g-1 e FRAP de 94,27± 0,15 mg (Trolox) g-1. É possível verificar a ação positiva do ultrassom e da granulometria na extração dos compostos CFT, FT que colaboram com sua ação antioxidante. Os resultados da composição centesimal foram expressos em massa seca: umidade de 7,36 ± 0,11 g/100g, proteína bruta de 20,63 ± 1,15 g/100g, cinzas 11,6 ± 0,19 g/100g, lipídeos 4,59 ± 0,10 g/ 100g, fibra alimentar 29, 01 ± 0,1 g/100g e carboidratos totais 26,01 g/100g. Os dados foram avaliados pela ANOVA e teste Fisher utilizando software Statistica. Os teores de proteína, fibra alimentar além, de sua ação antioxidante demonstram o potencial para desenvolvimento de novos produtos contudo, possíveis fatores antinutricionais devem ser estudados. Essa pesquisa contribui na elucidação de novas matérias primas, para atender uma demanda crescente da indústria alimentícia por aditivos naturais e desenvolvimento de produtos, oferecendo ao consumidor novas experiências sensoriais e benefícios a saúde.

Conclusão

O E. grandiflorus apresenta importantes teores de proteína, fibra alimentar além de sua ação antioxidante demonstrando potencial para desenvolvimento de novos produtos como bebidas. Essa pesquisa contribui na elucidação de novas matérias primas para atender uma demanda crescente da indústria alimentícia por aditivos naturais e desenvolvimento de produtos que ofereçam ao consumidor novas experiências sensoriais e benefícios a saúde.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Instituto Federal de Santa Catarina - Roraima - Brasil, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Pernambuco - Brasil

Autores

JOSIELI DE OLIVEIRA DOS SANTOS VEIGA, LUIZ ALBERTO SILVA STEFANSKI, DAIANA MACHADO ALVES, ISABELA MARIA MACEDO SIMON SOLA, EGON SCHNITZLER, ALINE ALBERTI