Dados do Trabalho


Título

APROVEITAMENTO INTEGRAL DA MANGA (Mangifera indica L.): ELABORAÇÃO DA FARINHA E DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FIBRAS

Introdução

A cultura da manga (Mangifera indica L.) é de grande importância para a economia do Brasil, uma vez que o país é dos maiores produtores e exportadores mundiais. A região Nordeste ganha destaque com 79,6 % da produção nacional. Apesar de ser preferencialmente consumida in natura, há um aumento de alimentos processados à base de manga como sucos, sorvetes, polpas e molhos. No processamento extrai-se a polpa e os coprodutos, cascas e amêndoas, são geralmente descartados. Embora seja biodegradável, esta biomassa necessita de um tempo mínimo para ser mineralizada, constituindo-se numa fonte de poluentes ambientais. O consumo de fibras alimentares traz benefícios para a alimentação humana, dentre eles o bom funcionamento intestinal, a diminuição da taxa de glicose no sangue, redução do colesterol e triglicerídeos.

Material e Métodos

O trabalho teve como objetivo determinar o teor de fibras da farinha da amêndoa da manga (FAM) comparando com outras farinhas comercializadas no mercado (trigo integral, mandioca e milho). A FAM foi obtida a partir da trituração da amêndoa em água, sendo em seguida coada em peneira fina e seca em estufa a 105 ºC por 18 horas. A análise do teor de fibras da amostra foi feita em triplicata. A determinação deu-se pela dissolução da amostra desengordurada, com auxílio de éter de petróleo, e posterior lavagem em soluções ácida, básica e com acetona.

Resultados e Discussão

O teor de fibra bruta, 17,41%, foi obtido pela média dos resultados das análises. A FAM apresentou um alto teor de fibras, de acordo com legislação vigente e, em comparação com outras farinhas convencionais como as de trigo integral, mandioca e milho, que apresentam teores médios de 11,0 %, 2,3 % e 2,0%, respectivamente. Dessa forma, a utilização da farinha da amêndoa da manga é apresentada como um ingrediente que deve ser melhor estudado, podendo ser utilizada em formulações de produtos alimentícios, auxiliando a sanar a carência da ingestão de fibras pela população.

Conclusão

Dessa forma, a utilização da farinha da amêndoa da manga é apresentada como um ingrediente que deve ser melhor estudado, podendo ser utilizada em formulações de produtos alimentícios, auxiliando a sanar a carência da ingestão de fibras pela população.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

IFCE - Ceará - Brasil

Autores

LUISA KELBIA MAIA, Séfura Maria Assis Moura, Flávio Ferreira de Oliveira Junior, Maria Silvaneide Pereira Leitão, Antônia Iorrane Kétili Sousa Guimarães, Sâmia Aline Bernardo Pereira, Francisco Jorge Nogueira de Moura