Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS MÉTODOS MOLECULAR E IMUNOENZIMÁTICO NA DETECÇÃO DE Salmonella sp.
Introdução
Salmonella sp. é uma bactéria entérica comumente associada a intoxicações alimentares, representando um grave problema de saúde pública. A detecção precoce dessa bactéria em alimentos é crucial para mitigar riscos, contudo a detecção por métodos tradicionais é delongada, já os métodos rápidos, oferecem alternativas lestas e eficientes. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho dos métodos imunoenzimático (AOAC 2011.03) e molecular (AOAC 2013.09) em relação à sensibilidade, especificidade, precisão, taxa de falso positivo (FP) e falso negativo (FN) na detecção de Salmonella sp. em amostras de carne de frango de acordo com o documento orientativo DOQ-CGCRE-089 (INMETRO).
Material e Métodos
Amostras de frango (n=60) in natura previamente esterilizadas em autoclave (121°C por 30minutos) foram experimentalmente contaminadas com diferentes concentrações (102, 103, 104, 105 e 106 UFC/ml) de Salmonella sp. e outras enterobactérias no Laboratório de Microbiologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Chapecó-SC. As amostras foram submetidas a processos de incubação, enriquecimento seletivo e análise com ambos os métodos. Para garantir a precisão dos resultados controles branco, negativo e positivo foram utilizados. A avaliação do teste incluiu sensibilidade para detectar variações na concentração bacteriana, especificidade para medir a precisão na identificação de amostras negativas, precisão para avaliar a reprodutibilidade dos resultados e as taxas de FP e FN para indicar a proporção de resultados incorretos.
Resultados e Discussão
Os resultados indicaram que ambos os métodos apresentaram desempenho idêntico. Especificidade (100%), confirmando a capacidade de identificar amostras verdadeiramente negativas. Precisão (96%), refletindo a consistência com métodos de referência. Taxa de FP (0%), indicando que não houve resultados incorretamente classificados como positivos. Já a perda de sensibilidade (93%) é decorrente das taxas de FN (9%).
Conclusão
O estudo revelou que ambos os métodos são eficazes para detecção rápida em amostras que continham pelo menos 6UFC/25g de Salmonella sp., indicando que o limite de detecção dos métodos pode variar dependendo da concentração do microrganismo. Futuros estudos serão conduzidos com um maior número de amostras e outras matrizes alimentares para melhor compreensão do desempenho desses métodos em diferentes cenários de contaminação.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Autores
LUANA CAROLINE SOUZA ROSA ARAUJO, GUILHERME LUIZ GIRARDI, ELISA SONZA, LENITA CASSIA MOURA STEFANI