Dados do Trabalho


Título

VINHO DE LARANJA (Citrus sinensis)

Introdução

A laranja, devido suas diversas propriedades, é uma fruta que se enquadra positivamente para a elaboração de fermentado, não só por fornecer um produto de excelente qualidade, quando bem elaborado, mas também por ser uma matéria-prima abundante, largamente difundida e de fácil produção em diferentes regiões. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um vinho proveniente do suco da fruta laranja (Citrus sinensis).

Material e Métodos

A seleção da laranja ocorreu pelo ponto de maturação dos frutos, com o fim de obter um mosto doce, então coado, fervido e resfriado. A este foi acrescentado uma calda açucarada fervida com a casca das frutas, após este processo foi filtrado. Posterior o mosto e a calda foram misturados. Para o inóculo, utilizou-se o Saccharomyces cerevisiae na quantidade adequada, para posterior fermentação durante 60 dias. Após foi submetido ao processo de decantação e aquecimento em banho-maria a 65ºC por 20 minutos, o vinho foi resfriado naturalmente e a conservação foi feita com envase em frascos de vidro fechados com roscas adequadas. Foi realizada uma pesquisa de marcado pelo Google Forms sobre interesse de consumo e aquisição.

Resultados e Discussão

O vinho de laranja apresentou cor amarela dourado o que caracteriza a origem da fruta, e de visual atrativo. O grau de álcool foi de 10ºGL com perfil de vinho suave. A densidade calórica do vinho de laranja foi 26% inferior comparado ao vinho tinto suave. A intensão de compra e apreciação foi de 92% das 182 respostas.

Conclusão

O vinho de laranja instiga ampliar conhecimentos pela facilidade de acesso da fruta, e em especial quanto aos compostos ativos, uma vez que elaborado juntamente com a casca da fruta benefícios que possam ser agregados, além de se tratar de um vinho suave.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAMILA ZANON BERTIN