Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM TROCADOR DE CALOR BITUBULAR PARA A PASTEURIZAÇÃO RÁPIDA DE LEITE
Introdução
Trocadores de calor são indispensáveis para garantir a segurança de alimentos pasteurizados. Entretanto, equipamentos disponíveis para pasteurização são ou muito caros de operar (tanques) ou de adquirir (placas). Esse estudo objetivou desenvolver e validar um trocador de calor bitubular de baixo custo para pasteurização rápida (HTST) de leite em baixas vazões.
Material e Métodos
Quatro telas LCD foram utilizadas para observar os dados. O leite foi alimentado no equipamento com uma motobomba de 0,50 hp. Na seção de aquecimento, água quente de um banho térmico foi recirculada com minibombas. Um procedimento Clean In Place (CIP) foi estabelecido para garantir limpeza e desinfecção do sistema. Amostras de leite coletadas em oito pontos (entrada, saída e seis pontos do tubo de retenção) foram analisadas para contagem bacteriana total (agar PCA) e Enterobacteriaceae (agar VRBG). A caracterização físico-química dos leites (teores de proteína, gordura e lactose, densidade e índice crioscópico) foi realizada com o equipamento LactoscanSP.
Resultados e Discussão
Os resultados físico-químicos médios dos teores de gordura, proteínas e lactose foram 2,2%, 3,3% e 4,9%, respectivamente; densidade de 1,032 g/cm³ e índice criosópico de -0,565. A redução média da contagem bacteriana total foi em torno de 3 log UFC/mL, o que representa 99,9% de redução. A redução observada seguiu um comportamento log-linear, com valor D em torno de 6 segundos. Enterobacteriaceae estavam presentes no leite cru e foram inativadas na pasteurização, sendo indetectáveis no leite pasteurizado.
Conclusão
Portanto, o trocador de calor bitubular desenvolvido se apresenta como um equipamento promissor para a pasteurização rápida do leite em pequena escala.
Área
Processos e tecnologias emergentes
Instituições
Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
RAIANE ANDREINA SOUZA ALVES BONISSONI, Daniel Angelo LONGHI