Dados do Trabalho


Título

BEBIDA VEGETAL COM SEMENTE DE MELÃO AMARELO (Cucumis melo)

Introdução

A demanda do mercado por produtos alternativos com matérias-primas à base de vegetais são tendência, entre elas se contempla a busca de alternativas para o leite, e este em especial ocorre por várias razões como intolerância e alergia ao leite, veganismo, diversificação de opções de análogos vegetais, e produtos que combinam cada vez mais a indulgência e saudabilidade. Neste sentido a busca por inovações é um mercado promissor, uma vez que este perfil de produtos apresentam um custo elevado. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um análogo ao leite de vaca elaborado com sementes de melão amarelo.

Material e Métodos

As sementes foram removidas manualmente das frutas, lavadas com água destilada e armazenadas em freezer 40ºC-. Subsequente foram elaboradas bebidas vegetais com as sementes 10%, liquidificadas com água, e coadas. Após foram acrescentadas as diluições com espessantes de 1,5% agar-agar ( BVA) e outra amostra com 4% de maltodextrina (BVM), As mesmas foram comparados ao leite de vaca desnatado UHT (LVD), para caracterizar a cor. A variação das coordenadas colorimétricas L*, a*, b*, do croma (C) e ângulo de matiz (hº). O espaço cor foi por meio do CIELAB, por colorímetro portátil modelo CM-700d, realizadas em triplicata. A vida de prateleira foi pela coloração. A análise de variância e as médias comparadas por meio do teste estatístico de Tukey, considerando 95% confiança.

Resultados e Discussão

Quanto aos resultados dos parâmetros das respectivas amostras e resultados de cor, luminosidade (L*), coordenadas de cromaticidade a* e b*, além do valor de croma (C*) e do ângulo de tonalidade (hº) a media das amostras foi de LVD (78,23;-3,37;3,86;4,54;3,30); LVA (76,21;-2,90;3,50;3,95;3,05), e LVM (76,46;-3,19;3,68;4,01;3,06) não mostrando diferença. O sabor observado de ambas amostras, de forma preliminar, se assemelha a bebida vegetal de amêndoas, e a cor com proximidade ao leite de vaca não mostrando diferença significativa. Mesmo sem adição de conservantes, após envase e sob refrigeração as amostras se mantiveram inalterados por 21 dias quanto a cor.

Conclusão

Assim, considerando o aproveitamento de um subproduto pode-se pensar como uma alternativa de bebida vegetal. Porém quanto ao aporte proteico as bebidas vegetais são inferiores ao leite de vaca, sendo necessários estudos aprofundados.

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

CAMILA ZANON BERTIN