Dados do Trabalho
Título
EFEITO ANTICANCERÍGENO DE EXTRATO DE PITANGA VERMELHA (EUGENIA UNIFLORA) EM LINHAGEM DE CÉLULA CANCERÍGENA
Introdução
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo considerado um complexo roblema de saúde pública. Uma alimentação equilibrada e rica em frutas pode ter efeito protetor contra o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como o câncer, pois contêm compostos bioativos que exercem atividade antioxidante. Dentre as frutas, a pitanga vermelha (Eugenia uniflora) apresenta alta concentração desses compostos, sendo nativa da floresta amazônica brasileira, mas
também encontrada em uma ampla área do Brasil, como no Rio Grande do Sul. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar o possível efeito anticancerígeno do extrato de pitanga vermelha, em uma linhagem de célula cancerígena.
Material e Métodos
Foram utilizados frutos maduros, obtidos da Embrapa Clima Temperado de Pelotas/RS. O extrato foi preparado com amostras da polpa, homogeneizadas por 35 min em etanol 95% (1:3 m/v) e centrifugados a 3000 rpm por 5 min. O sobrenadante foi coletado e o procedimento de extração repetido. O volume final coletado foi concentrado em um evaporador rotativo a 40°C. A concentração de compostos fenólicos totais do extrato foi avaliada pelo método de Folin, sendo 5819,12 μg de equivalentes de ácido clorogênico/mL. O extrato foi usado para o tratamento de 24 horas, em diferentes concentrações (1, 5, 10, 25, 50, 75 e 100 μg EAC/mL) nas linhagens celulares: VERO (controle) e HT29 (câncer de cólon). As células foram cultivadas em DMEM High Glicose e 5% de SFB, em incubadora umidificada, a 37ºC e 5% de CO2. Após, foi realizada análise de viabilidade celular por ensaio de MTT (570 nm e 630 nm).
Resultados e Discussão
Os resultados foram expressos em porcentagem do controle. O extrato de pitanga vermelha promoveu a redução significativa na viabilidade celular da VERO, apenas em concentrações ≥25 μg EAC/mL, enquanto que na HT29, a redução significativa na viabilidade foi observada a partir de 10 μg EAC/mL.
Conclusão
Isso pode estar relacionado com a alta concentração de compostos bioativos da fruta, que atuam
como antioxidante e podem apresentar modulação na viabilidade celular de linhagens de câncer. Com isso, pode-se observar um promissor efeito anticancerígeno do extrato de pitanga vermelha em linhagem de célula HT29.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Instituições
Juliana Lunkes Amaral - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
JULIANA LUNKES AMARAL, Aline Castro Caurio, Luis Paulo dos Santos Ribas, Raquel de Moura, Rita de Cássia Santana Lacerda, Cristiane Casagrande Denardin