Dados do Trabalho


Título

O EXTRATO DE PITANGA ROXA (EUGENIA UNIFLORA) APRESENTA CITOTOXICIDADE EM LINHAGEM DE CÂNCER DE CÓLON

Introdução

O câncer de cólon é um tumor maligno que afeta o sistema digestivo. É o terceiro mais comum no mundo, com taxa de mortalidade crescente. Apesar da existência de diversos tratamentos, a eficácia e efeitos colaterais ainda apresentam certas limitações, sendo necessário explorar e desenvolver outras estratégias de tratamento. Nos últimos anos, os compostos polifenólicos de fonte natural ganharam atenção na terapêutica do câncer devido ao potencial efeito anticancerígeno. Nesse sentido, a pitanga roxa (Eugenia uniflora) apresenta alta concentração desses compostos, sendo nativa da floresta amazônica brasileira e amplamente distribuída de norte a sul do país. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar o possível efeito anticancerígeno do extrato de pitanga roxa, em uma linhagem de célula cancerígena.

Material e Métodos

Foram utilizados frutos maduros, obtidos da Embrapa Clima Temperado de Pelotas/RS. O extrato foi preparado com amostras da polpa, homogeneizadas por 35 min em etanol 95% (1:3 m/v) e centrifugados a 3000 rpm por 5 min. O sobrenadante foi coletado e o procedimento de extração repetido. O volume final coletado foi concentrado em um evaporador rotativo a 40°C. A concentração de compostos fenólicos totais do extrato foi avaliada pelo método de Folin, sendo 6907,114 µg de equivalentes de ácido clorogênico/mL. O extrato foi usado para o tratamento de 24 horas, em diferentes concentrações (1, 5, 10, 25, 50, 75 e 100 µg EAC/mL) na linhagem de célula cancerígena HT29 (câncer de cólon). As células foram cultivadas em DMEM High Glicose e 5% de SFB, em incubadora umidificada, a 37ºC e 5% de CO2. Após, foi realizada análise de viabilidade celular por ensaio de MTT (570 nm e 630 nm).

Resultados e Discussão

Os resultados foram expressos em porcentagem do controle. O extrato de pitanga roxa promoveu a redução significativa na viabilidade celular da HT29 em concentrações ≥10 µg EAC/mL, o que pode estar relacionado com a alta concentração de compostos bioativos da fruta, como os compostos fenólicos, que exercem atividade antioxidante e podem modular a viabilidade celular de linhagens de câncer. Com isso, obteve-se um promissor efeito anticancerígeno do extrato de pitanga roxa em linhagem de célula HT29.

Conclusão

o que pode estar relacionado com a alta concentração de compostos
bioativos da fruta, como os compostos fenólicos, que exercem atividade antioxidante e
podem modular a viabilidade celular de linhagens de câncer. Com isso, obteve-se um

Área

Alimentos funcionais e nutrição

Instituições

Universidade Federal do Pampa - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

JULIANA LUNKES AMARAL, Aline Castro Caurio, Luis Paulo dos Santos Ribas, Raquel Juliana de Moura, Rita de Cássia Santana Lacerda, Cristiane Casagrande Denardin