Dados do Trabalho
Título
PERFIL QUALITATIVO DAS ANTOCIANINAS DE EXTRATOS ALIMENTÍCIOS DA VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.)
Introdução
A vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.) é uma das plantas alimentícias não convencionais (PANC) cultivadas em várias partes do mundo e também no Estado de São Paulo, devido seus diversos usos tanto na culinária quanto na medicina tradicional. Suas flores, folhas e cálices são ricos em nutrientes essenciais (vitaminas e minerais) e em compostos fenólicos (CF). Os cálices, em particular, são usados para uso em infusões, chás, sucos e outras bebidas refrescantes. Entre os CF presentes no cálice destaca-se a notoriedade das antocianinas, tornando-a uma alternativa natural aos corantes artificiais. Neste contexto, objetivou-se avaliar o perfil qualitativo das antocianinas em diferentes extratos alimentícios derivados de cálices desidratados da vinagreira, empregando cromatografia líquida de alta eficiência com detector de arranjo de diodo acoplada a sistema de ionização por eletronebulização e espectrômetro de massas multidimensional (CLAE-DAD-IES-EMn).
Material e Métodos
Para tanto, os extratos dos cálices foram obtidos por meio de duas soluções extratoras (água e solução hidroalcóolica contendo uma proporção água:álcool de 40:60 v/v) assistidas por ultrassom, seguido por extração em fase sólida utilizando cartuchos de extração em fase sólida SPE-C18. Uma terceira solução extratora contendo metanol, água e ácido fórmico, com proporções de 50:48,5:1,5 (v/v/v), foi utilizada como extrato controle, seguindo a mesma metodologia anterior, para efeito de comparação com os extratos alimentícios.
Resultados e Discussão
Nos três extratos estudados, foram identificadas as duas principais antocianinas relatadas para vinagreira, a delfinidina (dp) e a cianidina (cy), as quais são glicosiladas por um dissacarídeo ou por glicosídeos. Das antocianinas identificadas, a dp-3-sambubiosideo e a cy-3-sambubiosideo foram as majoritárias para os três extratos analisados, a saber, com água (59,5% e 39,5%), metanol (57,3% e 41,2%) e com a solução hidroalcóolica (57,8% e 41%), respectivamente. A extração contendo apenas água foi a mais eficiente para extrair a totalidade das antocianinas e a composição antociânica detalhada contempla outras antocianinas minoritárias que serão apresentadas oportunamente.
Conclusão
Estes resultados evidenciam que a vinagreira proveniente do Noroeste Paulista contém antocianinas com atividade antioxidante e potencial para uso pela indústria alimentícia que busca por bioingredientes que contribuam para a segurança alimentar, a saúde e a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade.
Área
Química, bioquímica e físico-química de alimentos
Autores
MARIA EDUARDA CARVALHO VARGAS, NATÁLIA PETITA PAJOLA, FRANCIELLI BRONDANI DA SILVA, VICTORIA DINIZ SHIMIZU-MARIN, YARA PAULA OLIVEIRA NISHIYAMA-HORTENSE, ROBERTO DA SILVA, ELLEN SILVA LAGO-VANZELA