Dados do Trabalho


Título

EXTRATO DO SUBPRODUTO DE ACEROLA FRENTE A Listeria monocytogenes

Introdução

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são um grande problema de saúde pública. Um dos métodos de conservação de alimentos para evitar as DTAs é a utilização de aditivos. Nesse contexto, pesquisas voltadas para a utilização de subprodutos agroindustriais para a conservação de alimentos têm aumentado, por serem ricos em compostos fenólicos, e com atividades antimicrobianas e antioxidantes. Dentre os microrganismos relacionados, Listeria monocytogenes é o agente causador da listeriose, grave doença de origem alimentar que causa severas infecções em humanos e tem alta taxa de mortalidade. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antibacteriana do extrato de subproduto de acerola em L. monocytogenes ATCC 7644.

Material e Métodos

O extrato hidroalcóolico do subproduto de acerola (Malpighia emarginata) foi obtido através de extração em agitador magnético à 30 ºC e 300 rpm, durante 60 min. A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) foi realizada pelo método de microdiluição em caldo em microplacas de 96 poços. O extrato foi avaliado na faixa de 0,039 a 40 mg/mL e nitrito de sódio foi usado como aditivo controle na faixa de 1,25 a 50 mg/mL.

Resultados e Discussão

O extrato de subproduto de acerola teve CBM de 10 vezes menor que o nitrito de sódio, mostrando maior ação antibacteriana. O potencial antimicrobiano do extrato de subproduto de acerola deve-se à alta concentração de compostos fenólicos, dos quais se destacam flavonóides como catequina (32,51 ± 3,75 mg.100 g−1) e rutina (10,84 ± 1,65 mg.100 g−1) em matéria seca. Conclui-se que o extrato de subproduto de acerola possui ação antibacteriana contra L. monocytogenes, podendo ser uma alternativa de aditivo natural na conservação de alimentos.

Conclusão

O extrato de subproduto de acerola teve CBM de 10 vezes menor que o nitrito de sódio, mostrando maior ação antibacteriana. O potencial antimicrobiano do extrato de subproduto de acerola deve-se à alta concentração de compostos fenólicos, dos quais se destacam quantidades significativas de flavonóides como catequina e rutina. Conclui-se que o extrato de subproduto de acerola possui ação antibacteriana contra L. monocytogenes, podendo ser uma alternativa de aditivo natural na conservação de alimentos.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

JORCILENE DOS SANTOS SILVA, CAMILA FREDERICO, MARIA GRACIELA IECHER FARIA, SUELEN PEREIRA RUIZ