Dados do Trabalho
Título
QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO DOS BEBEDOUROS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MACEIÓ, ALAGOAS
Introdução
A água é essencial para os seres vivos, no entanto pode ser um problema de saúde pública ao funcionar como veículo de transmissão de microrganismos patogênicos. Considera-se água potável a água que pode ser consumida pelos seres humanos. Partindo desse pressuposto, objetivou-se avaliar a qualidade da água de consumo dos bebedouros de uma universidade pública em Maceió – AL.
Material e Métodos
Estudo descritivo conduzido entre setembro e novembro de 2023 em uma universidade pública de Alagoas. Foram coletadas amostras de água de todos os bebedouros situados em 24 blocos de sala de aula. Foram realizadas análises de coliformes totais e Escherichia coli. As condições de limpeza e conservação dos bebedouros foram avaliadas através da aplicação de um checklist.
Resultados e Discussão
Os resultados obtidos demonstraram que 100% das amostras estavam em conformidade para os padrões microbiológicos definidos pela legislação vigente. Entretanto, em relação às condições de limpeza e conservação dos bebedouros avaliados, 90% (n=41) apresentavam vazamentos, 80% (n=36) apresentavam sinais de corrosão e higiene inadequada e 85% (n=38) dos bebedouros apresentavam torneiras quebradas.
Conclusão
Embora os padrões de qualidade microbiológica estivessem dentro dos limites estabelecidos, a identificação de falhas na conservação desses bebedouros apontou para uma vulnerabilidade à contaminação das águas consumidas. Possivelmente, o processo de cloração contribuiu para os resultados satisfatório dos padrões microbiológicos. Conclui-se que os dados do presente estudo apresentaram resultados satisfatórios em relação à qualidade microbiológica da água para consumo humano distribuída pela universidade pública avaliada.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Instituições
Ufal - Alagoas - Brasil
Autores
THAYSA BARBOSA CAVALCANTE BRANDAO, Sandra Rodrigues Pereira, Gabriela Rossiter Stux Veiga, Bruna Merten Padilha, Lidia Bezerra Barbosa, Flávia Soares de Lima, Edneide Pereira dos Santos