Dados do Trabalho


Título

PESQUISA DE SALMONELLA spp EM PRODUTOS CÁRNEOS E ESPECIARIAS COMERCIALIZADAS EM GOIÁS.

Introdução

O gênero Salmonella é de grande importância para a saúde pública, pois é considerada uma zoonose e está associada com infecções alimentares nos seres humanos. A presença desse micro-organismo em animais criados com finalidade comercial aponta como o mais relevante e incidente agente etiológico de enteroinfecções. Sendo a cadeia alimentar a principal via de transmissão e presente em diversos ambientes como: água, solo, plantas e animais, pode contaminar qualquer etapa da cadeia produtiva desde a matéria prima até o preparo final dos alimentos. Os produtos cárneos e as especiarias são amplamente consumidos pela população e quando ingeridos malpassados ou in natura representam um risco à saúde, provocando surtos alimentares. Esse estudo descritivo, teve como objetivo a pesquisa de Salmonella em produtos cárneos e especiarias comercializados no estado de Goiás.

Material e Métodos

Os dados foram obtidos durante o Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos realizados pelo Laboratório Estadual de Saúde Pública de Goiás-LACEN-GO em 2023. Os ensaios foram realizados por metodologia oficial e a confirmação diagnóstica por automação no equipamento VITEK MS (Maldi Tof). Posteriormente, as cepas isoladas foram submetidas à caracterização antigênica. Nesse período, realizou-se um total de 161 pesquisas de Salmonella spp para as duas categorias de produtos.

Resultados e Discussão

Os resultados revelaram 152(94%) amostras satisfatórias e 9(6%) insatisfatórias para Salmonella spp. A maior positividade ocorreu nas especiarias, com destaque para pimenta do reino e açafrão moídos. Dentre os produtos cárneos com resultados insatisfatórios ressaltam as linguiças frescais e os hambúrgueres industrializados. O sorovar Salmonella ser. Typhimurium foi de maior prevalência das cepas isoladas, caracterizado pela técnica de sorotipificação antigência, sendo esse um causador de enterocolite em humanos.

Conclusão

Devido a prováveis falhas na fabricação desses produtos e qualidade das matérias-primas, torna-se relevante o monitoramento contínuo e avaliação dos pontos críticos da cadeia produtiva desses alimentos, buscando minimizar a contaminação microbiana e evitando a ocorrência de surtos. A presença desse patógeno nas categorias de produtos pesquisados, demonstrou risco à saúde do consumidor, tornando-os impróprios para o consumo humano, segundo preconizado pela Instrução Normativa nº161 de 01/7/22-ANVISA na qual estabelece como padrão microbiológico a ausência de Salmonella em 25g.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

Laboratório Estadual de Saude Pública de Goias -LACEN/GO - Goiás - Brasil

Autores

SOLANGE CLEMENTE DE ARAUJO GRECO, LARISSA MONTEIRO DELIBERALLI, VALDIRENE M OLIVEIRA NETO , ERIKA PAULA SOUZA