Dados do Trabalho
Título
Avaliação da cor e opacidade de filmes desenvolvidos a partir de blendas com resíduo do processamento de bala tipo "sticks"
Introdução
As embalagens na indústria de alimentos são de vital importância, uma vez que estão presentes em praticamente todos os produtos industrializados com intuito de garantir a qualidade dos alimentos. Associado a isso, agregar valor à resíduos industriais vem se tornando cada vez mais alvo de estudos científicos. Dito isso, este trabalho teve como objetivo a avaliação da cor e opacidade de filmes e blendas incorporados com resíduos do processamento de bala do tipo “sticks” e diferentes polímeros.
Material e Métodos
Foram elaborados filmes padrões de metilcelulose, alginato de sódio, mucilagem de chia (MC) e resíduo da bala, bem como nove blendas com diferentes proporções das matérias-primas. Para determinação da cor, foi utilizado o Colorímetro de modo que, os filmes foram analisados seguindo o sistema CIELab, no qual os parâmetros determinam-se L*(luminosidade) e chromas a* (verde ao vermelho) e b* (azul ao amarelo). A opacidade dos filmes foi determinada com a sobreposição dos filmes em uma base padrão e uma preta.
Resultados e Discussão
Os filmes padrões de metilcelulose, alginato de sódio e MC apresentaram maior luminosidade. A adição do resíduo ocasionou uma redução da luminosidade ao passo em que era aumentada a sua concentração, isso era esperado porque o resíduo da bala utilizado era de coloração azul, devido ser sabor mirtilo. Todas as blendas apresentaram chroma a* negativo, evidenciando a tendência a coloração verde, enquanto os filmes padrões apresentaram chroma a* positivo (vermelho).
Conclusão
Com exceção do filme padrão de MC, todos os demais apresentaram chroma b* negativo, ou seja, tendendo ao azul, decorrente da coloração do resíduo ser azul. As blendas com maior proporção de resíduo de bala foram as que apresentaram maior intensidade de b*. Referente à opacidade, esta variou de 12,51 a 20,93%, evidenciando uma transparência mesmo com a coloração oriunda do resíduo. Embora a cor dos filmes não seja considerada um fator limitante na aplicação, os parâmetros de cor estão mais relacionados à aparência e aceitabilidade do consumidor. Logo, é possível concluir que a cor característica do resíduo da bala influenciará diretamente a cor das blendas e esta é dependente do sabor da bala.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Autores
CAROLINE COSTA PERAZA, CAROLINE COSTA PERAZA, STEFANNY PEREIRA ATANES, STEFANNY PEREIRA ATANES, RAFAELLA WAILLA PEREIRA, RAFAELLA WAILLA PEREIRA, NATASHA SPINDOLA MARASCA, NATASHA SPINDOLA MARASCA, SIBELE SANTOS FERNANDES, SIBELE SANTOS FERNANDES