Dados do Trabalho
Título
ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE β-GALACTOSIDASE DE Kluyveromyces marxianus SECA POR SPRAY DRYING
Introdução
A enzima β-galactosidase (β-D-galactosídeo-galacto-hidrolase, EC 3.2.1.23) é responsável pela hidrólise da lactose em seus monossacarídeos glicose e galactose, além de sua grande importância na hidrólise da lactose, também é utilizada para a redução da cristalização em laticínios e síntese de oligossacarídeos. A β-galactosidase pode ter origem microbiana, vegetal ou animal, porém as de origem microbiana são as que apresentam maior produtividade e menores custos, e devem provir de microrganismos “Geralmente Reconhecidos como Seguros” (GRAS). Após isso, etapas de recuperação e purificação devem ser realizadas para serem aplicadas industrialmente. A secagem por spray drying é um dos processos que pode ser utilizado para recuperação e purificação de produtos fermentados além de ser considerado como um método de imobilização de enzimas também. Sendo assim, o presente trabalho objetivou a avaliar a o comportamento da β-galactosidase produzida de forma intracelular por Kluyveromyces marxianus após secagem no spray dryer.
Material e Métodos
Após a fermentação utilizando Kluyveromyces marxianus ATCC 46537 com atividade de β-galactosidase, a suspensão de células foi levada ao spray dryer e utilizou-se as seguintes condições de processo: diâmetro do bico atomizador de 1,2 mm, fluxo de entrada de ar de 1,65 m3/min, fluxo da solução de alimentação igual a 0,600 L/h, taxa de atomização 40 L/min e temperatura do ar de secagem de 120°C. Foram realizados testes de atividade enzimática antes e a após o processo, umidade, rendimento e atividade de água.
Resultados e Discussão
A atividade enzimática da suspensão alimentada no spray dryer foi de foi de 88,9 µmol/min e após a secagem a atividade do produto foi de 248,6 µmol/min, apresentando 279,3% de manutenção da atividade, umidade de 5,4%, atividade de água de 0,3 e rendimento de 74,5%.
Conclusão
Assim, para essa condição avaliada observou-se a secagem por spray drying foi eficiente, pois promoveu uma manutenção da atividade da enzima de 279,3% e apresentou um elevado rendimento de secagem. Além disso, a β-galactosidase apresentou baixa umidade e atividade de água, fatores que promovem uma maior durabilidade e estabilidade do produto.
Área
Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos
Autores
LARISSA THAYNARA RAMOS DE MELO, Marta Fernanda Zotarelli, Carla Zanella Guidini