Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DE SOLVENTE EUTÉTICO PROFUNDO NATURAL (NADES) À BASE DE CLORETO DE COLINA PARA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS

Introdução

Os compostos bioativos provenientes de resíduos de frutas da Amazônia têm despertado um considerável interesse devido às suas propriedades antioxidantes. Uma abordagem promissora tem sido a utilização de solventes eutéticos profundos naturais (NADES) como uma solução viável para a extração de compostos bioativos, oferecendo vantagens como baixa toxicidade, baixa volatilidade e maior compatibilidade ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho foi extrair compostos bioativos utilizando NADES da casca do fruto de tucumã (Astrocaryum aculeatum) da Amazônia, purificar estes compostos utilizando matrizes monolíticas poliméricas (criogel) e identificar através da cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Material e Métodos

As cascas do fruto foram obtidas em feiras livres da cidade de Manaus-AM, posteriormente higienizadas, secadas em estufa de circulação de ar a 40 °C por 24 h e trituradas em moinho de facas para obtenção de uma farinha. Em seguida, foi preparado NADES utilizando cloreto de colina e ureia na proporção de 1:2 (fração molar) e preparados os extratos com a casca do fruto. Foram produzidas colunas de criogel funcionalizadas com Cu2+ e Al3+ para purificação dos compostos bioativos. De posse dos extratos NADES e purificado, foi realizado análise de HPLC para identificação dos compostos. Também foi realizado espectroscopia de infravermelho com Transformada de Fourrier (FTIR) da farinha da casca do fruto e dos extratos NADES.

Resultados e Discussão

A espectroscopia FTIR tem sido utilizada para detecção de compostos bioativos através das vibrações de grupos carbolinas e alguns compostos aromáticos. O espectro da farinha de casca de tucumã apresentou banda na região 1289 cm-1 que contém grupos C-O de ésteres saturados, insaturados e aromáticos. A banda na região 1700 cm-1 é característica do grupo C=O de amidas N-substituídas e foi evidenciada no espectro da casca do fruto e no extrato NADES. A coluna de criogel de Cu2+ foi mais eficiente para purificação de compostos bioativos presentes no extrato do que a de Al3+, onde apresentou maior pico em 100 min. Através do HPLC foram identificados compostos bioativos, tais como catequina e epicatequina.

Conclusão

A utilização de NADES demonstrou eficiência significativa na extração de substâncias bioativas e tem potencial utilidade nas indústrias alimentícia e farmacêutica.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Instituições

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Bahia - Brasil

Autores

CHARLINE SOARES DOS SANTOS ROLIM, Ivonea Soares do NASCIEMNTO, Alexandre Araújo PIMENTEL, Yara Gomes de Souza, Anderson Mathias PEREIRA, Rita de Cássia Superbi de SOUSA, Leandro Soares SANTOS, Rafael da Costa Ilhéu FONTAN, Renata Cristina Ferreira BONOMO