Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DA ROTULAGEM NUTRICIONAL FRONTAL LUPA E DA DECLARAÇÃO DE INGREDIENTES INTEGRAIS NA INTENÇÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

Introdução

As novas legislações vigentes no Brasil, sobre a rotulagem nutricional frontal lupa e da presença de ingredientes integrais nas embalagens de alimentos, servem para orientar os consumidores quanto aos nutrientes presentes nestes produtos e permitir auxiliá-los nas escolhas no momento de compra.

Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência da rotulagem nutricional frontal e da declaração de cereal integral, na intenção de compra de biscoito cookie integral de cacau e avelã.

Material e Métodos

Inicialmente, por meio das sessões de grupo de foco, foram selecionados três fatores, com dois níveis cada, para a elaboração das embalagens: lupa alto em açúcar adicionado (“presença” e “ausência”), lupa alto em gordura saturada (“presença” e “ausência”) e destaque de cereal integral (“cereal integral 30% e cereal integral 100%"). Desta forma, oito embalagens foram criadas baseando-se em um arranjo fatorial completo. Estas embalagens foram avaliadas por 144 consumidores, em termos de intenção de compra, por meio de marcação em escala.

Resultados e Discussão

A análise de agrupamento estudada na análise conjunta de fatores tradicional, permitiu concluir que apenas um grupo formado pelos 144 consumidores seria a melhor representação da amostra. Os resultados das análises agregadas mostraram que: o fator com a maior importância relativa foi “lupa alto em gordura saturada” (IR= 47,0%), seguido de “lupa alto em açúcar adicionado” (IR= 29,3%) e “destaque para cereal integral” (IR= 23,7%). As expressões “presença de lupa alto em açúcar adicionado”, “presença de lupa alto em gordura saturada” e “cereal integral 30%” influenciaram negativamente na intenção de compra dos consumidores. A embalagem do tratamento 8, com as informações de “cereal integral 100%”, “ausência de lupa lupa alto em gordura saturada” e “ausência de lupa alto em açúcar adicionado”, foi a de maior intenção de compra pelos consumidores. O presente estudo possibilitou avaliar o comportamento dos consumidores quando são motivados pelas declarações positivas e também pela presença de alto teor de nutrientes críticos, avaliando o impacto da nova rotulagem nutricional frontal ainda em fase de implementação no Brasil.

Conclusão

O presente estudo possibilitou avaliar o comportamento dos grupos de consumidores quando são motivados pelas declarações positivas e também pela presença de alto teor de nutrientes críticos, avaliando o impacto da nova rotulagem nutricional ainda em fase de implementação no Brasil.

Área

Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor

Instituições

Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil

Autores

GENY ABIGAIL FIDELIS, Suzana Maria Della Lucia, Carlos Henrique Osório Silva, Marcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal, Valéria Paula Rodrigues Minim