Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO ÓLEO DA AMÊNDOA DE MACAÚBA PROVENIENTE DO NORTE DE MINAS GERAIS

Introdução

A macaúba é uma palmeira encontrada em todo o país e abundante no cerrado norte mineiro. Com o auxílio de instituições de apoio, as cooperativas têm conseguido processar os frutos nativos da macaúba, por meio da prática do extrativismo sustentável, o qual desempenha um papel crucial na economia local, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade. O fruto da macaúba é dividido em quatro partes: epicarpo (casca), mesocarpo (polpa), endocarpo e amêndoa. Especificamente a partir da amêndoa obtem-se óleo comestível e farinha para aplicação em doces, produtos de panificação e bebidas. O objetivo desse estudo foi caracterizar o óleo da amêndoa da macaúba coletada pela Cooperativa dos Trabalhadores Rurais de Riacho D’anta e Adjacências localizada na zona rural de Mirabela, MG.

Material e Métodos

As amèndoas foram coletadas pelas famílias agroextrativistas e quebradas na fábrica da cooperativa. Nos laboratórios da universidade, estas foram separadas do endocarpo, branqueadas e preparadas para a prensagem a frio, cujo processo foi realizado na Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão em Montes Claros, MG. O óleo obtido foi caracterizado quanto aos teores de umidade, materiais voláteis, densidade, índice de saponificação, acidez e índice de peróxido. Também foi determinado o perfil de ácidos graxos por cromatografia gasosa acoplada a detector de massas (CG-EM).

Resultados e Discussão

O óleo apresentou índice de acidez 1,40 mg KOH/g e de peróxido, 2,82 meq/kg, atendendo ao padrão exigido pela legislação brasileira. Os teores obtidos para umidade, materiais voláteis e densidade foram respectivamente, 1,07%, 0,92 g/mL e 285,00 mg KOH. Quanto ao perfil de ácidos graxos, a maior fração encontrada foi a do ácido láurico, 47,6%, seguida do ácido oleico, 27,2%.

Conclusão

Portanto, o óleo da amêndoa da macaúba apresenta conteúdo de ácido láurico semelhante ao óleo de coco e conteúdo importante de ácido oleico, composto que proporciona vários benefícios a saúde humana. Portanto, o óleo produzido em regiões do Norte de Minas Gerais apresentou parâmetros de qualidade satisfatórios, indicando sua viabilidade para uso alimentício, o que contribuirá para a promoção da saúde e para o desenvolvimento regional.

Área

Alimentos não convencionais: fontes alternativas

Autores

CAROLINE LIBOREIRO PAIVA, Jefferson Fernandes SOARES, Bárbara Clara Soares FONSECA