Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE MINERAIS

Introdução

O maxixe é uma hortaliça de casca verde, ovalados e possuem pequenos espinhos moles e não pontiagudos. Ao redor do mundo, mas principalmente nas Américas, o maxixe foi introduzido por meio dos escravos africanos. Há diversos tipos, usos e considerações dessa hortaliça, como nos Estados Unidos e Austrália, que vê o maxixe como uma planta daninha nas culturas de cana e amendoim. A grande maioria da produção do maxixe advém de plantas espontâneas, nascendo em áreas que são cultivadas outras espécies, como o feijão e o milho. O consumo de maxixe, na média nacional, ainda é muito baixo, com aquisição per capita em torno de 0,083 kg ano-1, sendo os maiores índices de aquisição nas regiões Norte e Nordeste, de 0,219 a 0,228 kg ano-1. Portanto o objetivo do presente trabalho foi realizar avaliação quantitativa dos minerais encontrados no maxixe Curcumis anguria L.

Material e Métodos

O maxixe desidratado foi analisado no espectrofotômetro de Absorção atômica EAA em triplicata utilizando as amostras solubilizadas com ácidos nítrico e perclórico eterminando os macro e micro nutrientes, com o objetivo de conferir características nutricionais

Resultados e Discussão

Apesar da sua apreciação nas regiões citadas anteriormente, verifica-se que é quase inexistente os estudos que tratam das propriedades nutricionais e sensoriais e do seu aproveitamento industrial, sendo o foco da grande maioria das pesquisas, a caracterização agronômica do maxixe. Os micronutrientes encontrados na farinha do maciço foram: Ca, K, P, N, Mg, Zn, Cu, Mn e S.

Conclusão

Embora o maxixe tenha sido valorizado nas regiões mencionadas, há uma evidente lacuna de estudos voltados para as propriedades nutricionais e sensoriais, bem como para o seu potencial de aproveitamento industrial. A maioria das pesquisas concentra-se na caracterização agronômica dessa cultura, deixando de lado aspectos importantes que poderiam promover um maior aproveitamento do maxixe na alimentação humana e em outros setores. A identificação de micronutrientes essenciais na farinha de maxixe, destaca seu potencial nutritivo, apontando para a necessidade de mais estudos que explorem esses benefícios e suas aplicações industriais.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

MARIA SILVANEIDE PEREIRA LEITAO, MARIA JUCIENE LIMA CHAVES, RENATA CHASTINE BRAGA, DANIELE MARIA ALVES TEIXEIR-SÁ, MIRLA DAYANNY PINTO FARIAS