Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA DAS FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE DAS EMBALAGENS DE ALIMENTOS PELOS CONSUMIDORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Introdução

Apesar de algumas empresas fazerem uso de recursos tecnológicos que permitem maior acessibilidade dos consumidores com deficiência visual, inserindo nas embalagens dos produtos o sistema tátil de código Braille e o código de barras bidimensional, QR code, com leitura de voz via smartphones, ainda são escassas as embalagens inclusivas, principalmente no setor alimentício. Visando conhecer as principais limitações deste nicho de mercado, e o levantamento de proposições de melhorias inclusivas nas embalagens de alimentos, este estudo teve como objetivo investigar as ferramentas de acessibilidade atualmente disponíveis no mercado de alimentos, bem como detectar os tipos de produtos, informações e materiais de embalagens que contém estas ferramentas.

Material e Métodos

Para tanto, realizou-se uma pesquisa observacional e de caráter exploratório em quatro supermercados locais, além da aplicação individual de questionários semiestruturados aos consumidores com deficiência visual (n = 10).

Resultados e Discussão

Na análise dos resultados constatou-se que o único sistema de inclusão social nos rótulos dos alimentos, independente do tipo de produto, marca e material de embalagem, foi o código Braille. Esta ferramenta impressa foi predominantemente identificada em materiais de embalagens cartonadas, e em algumas categorias de alimentos (p. ex., cereais, achocolatados, cafés, edulcorantes e produtos congelados). Apenas óleos vegetais e água mineral continham a escrita Braille em embalagens de polietileno tereftalato (garrafas PET). Além disso, verificou-se uma grande limitação na quantidade de marcas que utilizam a escrita Braille (aproximadamente 12). Para uma mesma marca, este recurso era encontrado impresso nas embalagens de apenas algumas categorias de alimentos, evidenciando uma falta de padronização das indústrias em relação a inserção deste sistema de inclusão nos rótulos dos seus produtos. Em relação ao tipo de informações apresentadas nas embalagens de forma inclusiva, os respondentes portadores de cegueira total declararam identificar apenas a descrição do tipo de produto, quantidade e o contato do serviço de atendimento ao consumidor (SAC), provavelmente devido ao espaço físico limitado nas embalagens destinado à acessibilidade.

Conclusão

Desta forma, conclui-se que a adoção de outras ferramentas inclusivas, como QR code com identificação em alto relevo na embalagem, se faz necessário, a fim de ampliar as informações, acessibilidade e autonomia dos consumidores com deficiência visual.

Área

Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos

Autores

ANDRÉA ALVES SIMIQUELI, Vivian Rodrigues Chagas Da Costa, Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal