Dados do Trabalho


Título

CORANTES ARTIFICIAIS VERMELHOS: AVALIAÇÃO DO CONSUMO NO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR

Introdução

Os corantes alimentícios são utilizados para realçar ou conferir cor aos alimentos. Os corantes artificiais são corantes orgânicos sintéticos não encontrados em produtos naturais. O consumo de corantes artificiais já foi associado à ocorrência de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), rinite, urticária e angioedema. O objetivo do trabalho foi estimar o consumo dos corantes artificiais vermelhos mais utilizados no Brasil: Amaranto (INS 123), Vermelho Allura (INS 129) e Ponceau 4R (INS 124) pela população do Rio Grande do Sul.

Material e Métodos

Utilizou-se Questionário de Frequência Alimentar on-line para a coleta dos dados de consumo de alimentos contendo estes corantes. Obteve-se 1506 respostas de pessoas de todas as idades, sendo 1470 válidas. Calculou-se o consumo através da média diária de consumo de alimentos adicionados de cada corante multiplicado pelo valor máximo de adição permitido pela legislação vigente. Em seguida, somou-se o consumo proveniente de todos os alimentos pesquisados e calculou-se a fração da Ingestão Diária Aceitável (IDA) atingida por corante para cada respondente.

Resultados e Discussão

Em média, foi atingida 6,90% da IDA para Amaranto, 2,27% da IDA para Vermelho Allura e 0,90% da IDA para Ponceau 4R. No entanto, quando consideradas apenas as pessoas que declaram consumir alimentos adicionados de cada um dos corantes, estas atingem em média 24,73% da IDA para Amaranto, 2,74% da IDA para Vermelho Allura e 1,54% da IDA para Ponceau 4R. Destaca-se que, no caso do Amaranto, 23 pessoas (5,74% dos respondentes) apresentaram consumo acima da IDA. Este resultado corrobora estudos anteriores que mostram a possibilidade de consumo acima da IDA para Amaranto no Brasil. Para Vermelho Allura, apenas uma pessoa ultrapassou a IDA (0,1%) e nenhuma para Ponceau 4R. Houve diferença significativa entre as faixas etárias aumentando a ingestão ao diminuir a idade.

Conclusão

Os alimentos que mais contribuíram para o consumo dos corantes foram: gelatina e refrigerantes para Amaranto, balas e iogurte/bebida láctea para Vermelho Allura e iogurte/bebida láctea para Ponceau 4R. Aponta-se a necessidade de atenção ao consumo de alimentos adicionados de Amaranto; já o nível de consumo de Vermelho Allura e Ponceau 4R pode ser considerado seguro na população do Rio Grande do Sul.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Autores

FLORENCIA CLADERA, Débora de Barros Nassif, Raisa Vieira Homem, Augusto Fonseca Sastre, Vanessa Bielefeldt Leotti