Dados do Trabalho
Título
APLICAÇÃO DE UM MODELO MECANÍSTICO PARA ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DE LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS EM PERMEADO DE LEITE
Introdução
As curvas de crescimento bacteriano seguem, geralmente, um formato sigmoide e podem ser descritas por vários modelos matemáticos. Um dos principais modelos de crescimento é o de Gompertz, que a partir de dados experimentais é possível fazer a estimativa da duração da fase lag (λ), início da fase estacionária (A) e velocidade específica de crescimento (µ). O permeado tem sido utilizado no cultivo de bactérias láticas por apresentar na sua composição lactose, sais minerais e vitaminas do complexo B. Objetivou-se verificar o crescimento de Lactobacillus acidophilus no permeado de soro de leite, no qual os dados de densidade ótica (D.O.) a 600 nm foram ajustados pelo modelo de Gompertz.
Material e Métodos
A partir da cultura ativada de Lactobacillus acidophilus contendo 5,4 x 108 UFC/mL, foi inoculado 5 µL desta em 50 mL dos meios de cultivo (caldo MRS e permeado do soro de leite), em triplicata, para que sua contagem inicial fosse 104 UFC/mL. Os meios de cultivo foram incubados em estufa (37°C ± 1°C), e as leituras de D.O. a 600 nm, foram realizadas até 38 horas. A contagem bacteriana foi realizada no tempo zero e quando foi observado o início da fase estacionária, pelo método de microgotas, sendo as placas incubadas a 37°C por 16h. A verificação do ajuste do modelo de Gompertz aos dados de crescimento foi realizada pela utilização do coeficiente de determinação (R2) e do erro médio quadrático (MSE).
Resultados e Discussão
No caldo MRS, foram estimados λ= 8,18 h, A= 1,4412 (5,1 x 108 UFC/mL) e µ= 0,729 h-1, com R2 de 0,998 e MSE de 0,009. No permeado de soro de leite, os valores foram λ= 11,75 h, A= 0,294 (1,7 x 108 UFC/mL) e µ= 0,222 h-1, com R2 de 0,995 e MSE de 0,0012.
Conclusão
O modelo de Gompertz se ajustou bem aos dados de crescimento do Lactobacillus acidophilus, tanto no caldo MRS quanto no permeado do soro de leite. Estimativas de parâmetros cinéticos são úteis para serem empregadas na produção de biomassa desse microrganismo probiótico em meios de cultivos alternativos, como o permeado do soro de leite, para aplicação em alimentos.
Área
Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos
Instituições
Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil
Autores
ELISA ALVES ELLENA, Nircia Isabella Andrade Pereira, Livia Batista Galinari, Tiago Antônio de Oliveira Mendes, Edimar Aparecida Filomeno Fontes