Dados do Trabalho
Título
AUTENCIDADE DE RÓTULOS DE IOGURTE QUANTO A PRESENÇA DE AMIDO POR MICROSCOPIA DE ALIMENTOS
Introdução
O iogurte, produto da fermentação láctica, está presente na dieta alimentar humana desde os tempos remotos, quando a fermentação era utilizada como forma de preservação do leite. A utilização do amido pela indústria, tanto na sua forma natural quanto na forma modificada, como dextrinas e ciclo dextrinas, é muito grande e tende à aumentar. Os amidos podem ser utilizados como aglutinantes, espessantes, umectantes, estabilizantes e nutracêuticos em alimentos. De acordo com a Instrução Normativa N° 46 de 23 de outubro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os iogurtes podem ter até 1% (m/m) de amido, desde que esteja declarado na rotulagem. O objetivo deste trabalho foi verificar a autenticidade nos rótulos de iogurte quanto à presença de amido.
Material e Métodos
Cada espécie vegetal possui um padrão morfológico de amido. Para a identificação do amido foi utilizada a análise microscopia ótica e dentre as finalidades desta análise está a identificação dos elementos histológicos característicos do produto. Foram analisadas por microscopia ótica, 13 amostras de iogurte de diferentes marcas, coletadas no comércio do município do Rio de Janeiro, sendo 8 amostras de iogurte desnatado e 5 de iogurte integral.
Resultados e Discussão
Os resultados foram comparados com as informações descritas na lista de ingrediente dos rótulos dos produtos. De todas as amostras, apenas uma declarou amido na lista de ingredientes. Em 92,3% das amostras foi detectada a presença de amido pela análise microscópica e não declarada no rótulo.
Conclusão
As informações fornecidas a partir da rotulagem contemplam um direito assegurado pelo código de defesa do consumidor que determina que a informação sobre produtos e serviços deve ser clara e adequada. Como o rótulo é a fonte de informação entre o consumidor e o fabricante, é importante que se tenha um controle de qualidade de produtos destinados ao consumo humano que garantam ao consumidor adquirir produtos que contenham os ingredientes declarados no rótulo, permitindo constatar a autenticidade do produto. Podemos concluir que a análise de microscopia ótica pode ser usada para a verificação da presença de amido em iogurtes de forma qualitativa e contribuir para serviços de controle de qualidade de produtos.
Área
Aspectos regulatórios e inovações em embalagens de alimentos
Instituições
INCQS/FIOCRUZ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
JULIANA MACHADO DOS SANTOS, VITORIA HOELZ SCHETTINI, ROSANA PEREIRA DOS SANTOS, ROSANA GOMES FERREIRA