Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL ADSORTIVO DE TROCADORES ANIÔNICOS MONOLÍTICOS MACROPOROSOS

Introdução

Os géis poliméricos obtidos em temperaturas de congelamento são conhecidos como criogéis, sendo constituídos por monômeros com capacidade de se polimerizar formando estruturas amorfas e interconectadas, capazes de adsorver biomoléculas. Com objetivo de avaliar o potencial adsortivo de trocadores aniônicos, para purificação de proteínas do resíduo gerado da extração do óleo de licuri, propôs-se a funcionalização das matrizes com dois diferentes ligantes.

Material e Métodos

A síntese do criogel foi realizada pela polimerização de 7% de monômeros (acrilamida, N, N'-metileno-bis-acrilamida, alil-glicidil éter) sob condições de congelamento a -12 °C. O processo de funcionalização dos criogeis foi conduzido em batelada, e submetidos ao contato direto com os ligantes (arginina e hidróxido de amônio). Foram avaliados a fração de macroporos (φM) e a porosidade total (φtotal) desses monólitos. O ensaio adsortivo foi realizado em triplicata em pH 7,2, com aproximadamente 50 mg do adsorvente e 10 mL da solução de BSA (1 mg.mL-1), mantidos sob agitação orbital por 12 h a 20 rpm em temperatura ambiente.

Resultados e Discussão

Os resultados indicam que houve diferença significativa tanto para a macroposidade (52,54% e 45,06%) quanto para porosidade total (93,09% e 89,04%), para matrizes com arginina e hidróxido de amônio, respectivamente. Consequentemente, o adsorvente com arginina apresentou maior capacidade adsortiva (73,04 mg.g-1) em comparação com a funcionalização realizada com hidróxido de amônio (51,61 mg.g-1). O hidróxido de amônio é uma base com menor poder de dissociação em meio aquoso, com isso uma menor concentração de amina estaria disponível para ser imobilizada na superfície do criogel, o que pode justificar os valores verificados para a adsorção. Portanto, a coluna funcionalizada com arginina apresentou melhores resultados aos processos adsortivos, além de requerer menor tempo de síntese e funcionalização, reduzindo os custos de produção e obtenção do produto final.

Conclusão

O hidróxido de amônio é uma base com menor poder de dissociação em meio aquoso, com isso uma menor concentração de amina estaria disponível para ser imobilizada na superfície do criogel, o que pode justificar os valores verificados para a adsorção. Portanto, a coluna funcionalizada com arginina apresentou melhores resultados aos processos adsortivos, além de requerer menor tempo de síntese e funcionalização, reduzindo os custos de produção e obtenção do produto final.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

JENNIFER RENATA BRASIL DOS SANTOS, YARA GOMES SOUZA, TARCÍSIO MERELES ANGELO ARAUJO, JONATHAN BARBOSA SANTOS, MÁRJORIE CASTRO PINTO PORFIRIO, IVONEA SOARES NASCIMENTO, JULIA PEREIRA SAMPAIO, RAFAEL DA COSTA ILHEU FONTAN