Dados do Trabalho


Título

BIOFILMES DE BACTÉRIAIS VEICULADAS POR ALIMENTOS EM SUCOS DE FRUTAS

Introdução

Os biofilmes bacterianos são de grande interesse na área de alimentos por serem foco de disseminação de bactérias deteriorantes e patogênicas em produtos acabados ou minimamente processados. Biofilmes na indústria de sucos ainda é um tema pouco explorado. Este estudo avaliou e quantificou a formação de biofilme das bactérias Salmonella enteritides, Salmonella typhimurium, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes e Escherichia coli em sucos integrais de uva e maçã como matriz alimentar.

Material e Métodos

Placas de poliestireno foram divididas em biofilme controle (meio de cultura), biofilme em suco de uva e suco de maçã. Nos poços foram adicionados 100μL de caldo BHI (Brain Heart Infusion), ou suco de uva ou suco de maçã. Foram adicionados 100μL de cada inóculo bacteriano na concentração de 1,5x10⁶ UFC/mL. O controle negativo foram poços contendo substrato sem bactéria. As placas foram incubadas a 37°C nos tempos de 24h. Os poços foram lavados com NaCl 0,85% e fora adicionado 200μL de metanol. Posteriormente, foi adicionado 200μL de cristal violeta 0,1%. O cristal violeta foi removido e os poços lavados com NaCl a 0,85%, e adicionado 200μL do ácido acético. A quantidade da biomassa produzida foi avaliada em densidade ótica (DO) em 630 nm. Todos os testes foram realizados em triplicata.

Resultados e Discussão

Como resultado, a S. typhimurium foi considerada moderadamente formadora de biofilme (MFB) em meio BHI. A L. monocytogenes, E. coli e S. aureus foram considerados fracamente formadores de biofilme no mesmo meio (FFB). No suco de uva, todas as bactérias foram consideradas fracamente formadoras de biofilme (FFB). Já no suco de maçã, o S. aureus foi considerado moderadamente formador de biofilme (MFB) enquanto as outras bactérias foram consideradas fracamente formadoras de biofilme (FFB).

Conclusão

O estudo concluiu que ambos os sucos apresentam potencial para formação de biofilmes bacterianos.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

LUANA DE CARVALHO, André Ricardo Peron dos Santos, Milena Matesco Carreteiro, Lucília Rocha Magna, Marcia Cristina Furlaneto, Luciana Furlaneto Maia