Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL ADSORTIVO DE ADSORVENTES HIDROFÓBICOS MONOLÍTICOS MACROPOROSOS

Introdução

As técnicas cromatográficas são métodos empregados para a separação de biomoléculas, possuindo especificidade e alto grau de recuperação, sendo procedimentos considerados eficazes para a purificação. Dentre os métodos cromatográgicos, a cromatografia de interação hidrofóbica surge como uma abordagem distinta, caracterizada por menores etapas na preparação de amostras e mínima degradação do produto final. Esta modalidade de cromatografia fundamenta-se na interação reversível entre as regiões hidrofóbicas presentes na superfície das proteínas alvo e os ligantes imobilizados à matriz cromatográfica. Com objetivo de avaliar a capacidade adsortiva de uma matriz macroporosa de interação hidrofóbica, para purificação de proteínas do resíduo gerado da extração do óleo de licuri, realizou-se a funcionalização dos criogeis seguindo dois métodos para a inclusão de radicais butil.

Material e Métodos

A síntese do criogel foi realizada mediante a polimerização de moléculas de Acrilamida (Aam), N,N'-Metileno-bis-acrilamida (BAam), incorporando o alil-glicidil éter (AGE). O procedimento foi conduzido sob condições de congelamento, a -12 °C, pela técnica da criogeleificação. O processo de funcionalização dos criogeis foram realizados em batelada utilizando a butilamina como ligante (usando o método epóxi ou glutaraldeído). Foi avaliadoa porosidade total (φtotal) desses monólitos e a capacidade adsortiva. O ensaio de adsorção foi realizado em triplicata, em pH de 7,2, com 50 mg de criogel e 10 mL de solução de BSA (1 mg.ml-1), mantidos sob agitação orbital de 20 rpm por 12 horas (overnight) à temperatura ambiente.

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos evidenciaram a capacidade adsortiva de ambas as funcionalizações, destacando-se a ativação pelo método epóxi, que obteve uma maior adsorção (54,56 mg.g-1) se comparado ao método glutaraldeído (25,12 mg.g-1 ). Essa ocorrência pode ser atribuída a uma alta taxa de reticulação do glutaraldeído, que pode ter afetado a porosidade e por consequência a capacidade adsortiva. Isso pode ser demonstrado com o valor percentual da (φtotal), na qual, o criogel funcionalizado pelo método epóxi teve 93,04% de porosidade e pelo método glutaraldeido 88,35%. Portanto, os adsorventes produzidos apresentam potencial para purificação de proteínas, destacando o método epóxi, em que se diminui o tempo e o custo de síntese da matriz.

Conclusão

Essa ocorrência pode ser atribuída a uma alta taxa de reticulação do glutaraldeído, que pode ter afetado a porosidade e por consequência a capacidade adsortiva . Isso pode ser demonstrado com o valor percentual da (φtotal), na qual, o criogel funcionalizado pelo método epóxi teve 93,04% de porosidade e pelo método glutaraldeido 88,35%. Portanto, os adsorventes produzidos apresentam potencial para utilização em processos de separação, destacando o método epóxi, em que se diminui o tempo e o custo de síntese da matriz.

Área

Processos e tecnologias emergentes

Autores

JENNIFER RENATA BRASIL DOS SANTOS, YARA GOMES SOUZA, TARCÍSIO MERELES ANGELO ARAÚJO, JONATHAN BARBOSA SANTOS, MARJORIE CASTRO PINTO PORFIRIO, IVONEA SOARES NASCIMENTO, DÉBORA LEMOS SILVA, IZABELLA DE CARVALHO BATISTA MUNIZ, RAFAEL COSTA ILHEU FONTAN