Dados do Trabalho
Título
NANOFILTRAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR AS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DE XILO-OLIGOSSACARÍDEOS
Introdução
Xilo-oligossacarídeos (XOS) são oligômeros formados por unidades de xilose, obtidos através da hidrólise da xilana. Esses compostos exibem propriedades biológicas, incluindo atividade antioxidante e antidiabética, as quais variam conforme o seu grau de polimerização. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades antioxidante e antidiabética dos XOS após o fracionamento por nanofiltração.
Material e Métodos
Os XOS foram obtidos a partir da hidrólise enzimática de xilana de faia (6% m.v-1) utilizando o complexo enzimático xilanolítico produzido pelo fungo Aureobasidium pullulans. O fracionamento dos XOS foi avaliado utilizando a membrana de nanofiltração NP030 (MWCO = 500–600 Da) nas condições fixas de pressão e temperatura (3 MPa e 30 °C). O sistema de filtração foi alimentado com 100 mL de hidrolisado e finalizado após o recolhimento de 50 mL de permeado. Após o fracionamento, as frações retida e permeada foram avaliadas quanto à atividade antioxidante pelos métodos de inibição dos radicais ABTS, DPPH e FRAP. Paralelamente, a atividade antidiabética foi avaliada pelo ensaio de inibição da enzima α-amilase. As amostras foram submetidas à caracterização por meio de espectroscopia de RMN 1H, a fim de identificar potenciais variações na composição das frações que possam ter influenciado nas propriedades biológicas.
Resultados e Discussão
Após a nanofiltração, a fração retida apresentou maior atividade antioxidante, para as três metodologias utilizadas, quando comparada à fração permeada e ao hidrolisado não fracionado. Ademais, o fracionamento aumentou o potencial de inibição da enzima α-amilase, de 30,14±3,94 para 77,09±24,76 e 77,35±27,59% nas frações permeada e retida respectivamente. Além de ter apresentado menor atividade antioxidante, de acordo com as análises de RMN 1H, a fração permeada apresentou picos de menor intensidade quando comparada com as frações alimentada e retida, indicando que o fracionamento concentrou compostos que possuem atividade antioxidante, como por exemplo ácidos orgânicos e aminoácidos livres na fração retida, resultando no aumento da atividade antioxidante.
Conclusão
Sendo assim, o presente estudo verificou que processo de fracionamento utilizando a membrana de nanofiltração NP030 potencializou as atividades antioxidantes e antidiabética do hidrolisado, fornecendo uma base sólida para futuras pesquisas e aplicações práticas, destacando a versatilidade e o potencial biológico inexplorado dos XOS fracionados.
Área
Alimentos funcionais e nutrição
Autores
MARIANO MICHELON, KAROLINE PEREIRA RODRIGUES, DIULIANE SILVEIRA SILVA, MARIA DA GRAÇA IAHNQUE MENDES, LORRAYNE DAMASCENO GONÇALVES REZENDE, GABRIELLE VICTORIA GAUTÉRIO