Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE BEBIDAS LÁCTEAS FERMENTADAS COMERCIALIZADAS EM LIMOEIRO DO NORTE – CE

Introdução

A bebida láctea fermentada se caracteriza por ser um alimento proveniente da mistura de leite e soro de leite, fermentado na presença de microrganismos específicos. Por se tratar de um produto de origem animal, este alimento se encontra bastante vulnerável ao desenvolvimento de microrganismos, caso as condições sanitárias e higiênicas durante o processamento e armazenamento do produto sejam insatisfatórias.

Material e Métodos

O objetivo deste trabalho foi avaliar as características microbiológicas das bebidas lácteas fermentadas comercializadas na cidade de Limoeiro do Norte/CE. Foram avaliadas cinco marcas comerciais no sabor morango, identificadas como amostras A, B, C, D e E de diferentes lotes de fabricação, com quatro repetições cada. A legislação vigente representada pela RDC nº 724/2022 que dispõe sobre os padrões microbiológicos dos alimentos e sua aplicação, estabelece para esta classe de alimentos que os parâmetros Escherichia coli, Salmonella spp. e bolores e leveduras sejam avaliados. Embora coliformes a 35 ºC não seja preconizado, este parâmetro foi avaliado por que sua detecção no alimento concede informações sobre as condições higiênico-sanitárias em que o alimento foi submetido.

Resultados e Discussão

Para coliformes a 35 °C e Escherichia coli todas as amostras de bebidas lácteas fermentadas apresentaram valores entre <3 e 9,4 NMP/mL, apresentando-se, portanto, dentro dos padrões de referência da legislação. Para bolores e leveduras os valores encontrados foram todos < 100 UFC/g, indicando que as matérias-primas utilizadas no preparo das amostras se apresentaram livre de contaminação, que a manipulação, processamento e estoque tenham ocorrido de maneira adequada, em condições higiênicas satisfatórias. Em relação à pesquisa de Salmonella spp. os resultados obtidos foram todos ausência em 25g de amostras, ratificando as boas condições higiênicas durante o preparo das bebidas lácteas. Os resultados demonstram que não houve contaminação microbiana durante o processo de fabricação e que as marcas comercializadas em Limoeiro do Norte se encontram seguras para o consumo. De toda forma, é importante a manutenção da cadeia do frio até chegar ao consumidor final, visto que sua quebra poderá torna-los impróprios para consumo do ponto de vista da segurança alimentar.

Conclusão

Os resultados demonstram que não houve contaminação microbiana durante o processo de fabricação e que as marcas comercializadas em Limoeiro do Norte se encontram seguras para o consumo. De toda forma, é importante a manutenção da cadeia do frio até chegar ao consumidor final, visto que sua quebra poderá torná-los impróprios para consumo do ponto de vista da segurança alimentar.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - UFC - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCO JORGE NOGUEIRA DE MOURA, Germana Conrado de Souza, Hyngrid Rannielly de Oliveira Gonsalves, Kelly de Fátima Nogueira Lima Silva, Raquel Taynan Cunha Vieira, Luisa Kelbia Maia, Mayra Cristina Freitas Barbosa, Séfura Maria Assis Moura