Dados do Trabalho


Título

SUBSTRATOS GASTOS DE COGUMELOS COMESTÍVEIS Pleurotus ostreatus e Pleurotus djamor COMO MODULADOR DA AÇÃO DE CARBOXIN CONTRA Aspergillus flavus MICOTOXIGÊNICOS

Introdução

O cultivo de cogumelos Pleurotus auxilia na reciclagem de resíduos agrícolas e geram subprodutos. Entretanto, estão passíveis a contaminação por Aspergillus, que possuem potencial micotoxigênico. Assim, objetivou-se avaliar o potencial modulador da ação antifúngica de Carboxin (CBX) por extratos hidroalcóolicos de substratos gastos de cogumelos comestíveis P. djamor (SGPd) e P. ostreatus (SGPo) contra 6 diferentes cepas de Aspergillus flavus.

Material e Métodos

As análises foram realizadas em três ensaios independentes, expressos como média ± DP (desvio padrão). A determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos extratos efetuou-se pela técnica de microdiluição. Em cada linha da placa, adicionou-se 100 μL dos extratos duplamente concentrados e diluídas em RPMI 1640. Em cada cavidade da placa, foram adicionados 100 μL do inóculo previamente preparado e incubados por 48 h a 36 ºC. Para o estudo de associação, diluições das soluções dos extratos foram feitas em RPMI 1640. Sequencialmente, uma alíquota de 50 μL de um dos extratos foi adicionada nos poços da placa no sentido vertical e, em seguida, 50 μL de Carboxin adicionado no sentido horizontal da placa. Por fim, foram adicionados 100 μL do inóculo. Para os testes de germinação de conídios, 0,5 mL de RPMI foi misturado às drogas teste associadas e 100 mL do inóculo, e incubados por 24 h a 36 ºC. O crescimento micelial foi analisado através da técnica de crescimento micelial em meio sólido.

Resultados e Discussão

A CIM das drogas em isolado, para os dois extratos variaram entre 1024 g/L e 2048 g/L, enquanto o Carboxin, a variação ocorreu de 32 g/L a 512 g/L. Observou-se aditividade em 4 cepas (66,7%), e sinergismo em 2 cepas (33,3%), indicando resultado positivo na inibição diante a associação. No estudo de germinação de conídios ocorreu diminuição significativa, sendo a taxa inferior a 20% com as drogas associadas. Similarmente, o crescimento micelial diminuiu perante à associação das drogas. Foi observado que os efeitos inibitórios das drogas combinadas foram maiores do que as drogas isoladas para 83,3% das cepas.

Conclusão

Assim, o substrato gasto de cogumelos modulou a ação do Carboxin, trazendo perspectivas importantes para o desenvolvimento de novas drogas sustentáveis de baixo impacto ambiental.

Área

Toxicologia e microbiologia de alimentos

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil

Autores

PATRICIA LIMA ARAUJO, WESLEY MORAIS DE ARAÚJO, LÍVIA SOARES DE FRANÇA SILVA, EMANUEL PEREIRA SILVA, GESSYMARA CAINÃ SALES DA SILVA, FILLIPE DE OLIVEIRA PEREIRA