Dados do Trabalho


Título

APLICAÇÃO DE METIL-JASMONATO EM LIMÃO TAHITI (C. latifólia): EFEITO NO PERFIL DO ÓLEO ESSENCIAL

Introdução

O Brasil é o segundo maior produtor de citrus do mundo, sendo o limão tahiti (C. latifolia) um dos mais produzidos no país. O principal resíduo da cadeia de produção de sucos de citrus é a casca que corresponde a 27 % da massa fresca do fruto. A principal aplicação deste resíduo é a extração do óleo essencial e pectina, garantindo ao Brasil a liderança neste mercado. Os óleos essenciais de citrus têm ganhado muito espaço em aplicações industriais pela sua composição rica em terpenoides. A síntese e liberação de compostos voláteis, inclusive terpenoides, como um mecanismo de defesa está relacionada a respostas ao estresse, as quais são reguladas por vários hormônios, incluindo os jasmonatos. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto do tratamento pós-colheita com metil-jasmonato em limão tahiti (C. latifolia), no perfil de compostos voláteis do óleo essencial.

Material e Métodos

Para isso, três tratamentos de 50, 100 e 200 ppm de metil-jasmonato foram aplicados duas vezes com um intervalo de 12 horas, cada tratamento contando com 30 frutos acondicionados em caixas hermeticamente fechadas. Foram coletas amostras nos dias 1, 2, 5, 7, estes frutos foram descascados e, a partir da casca, o óleo foi obtido por hidrodestilação e seu perfil de compostos voláteis foi caracterizado por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas.

Resultados e Discussão

Os resultados indicam a presença de diferentes compostos nos óleos caracterizados, com variações de acordo com as diferentes concentrações de metil-jasmonato na aplicação. Sendo que ao longo dos dias de aplicação houve uma alteração no perfil de compostos voláteis para todos os tratamentos.

Conclusão

Essas variações decorrem da influência das diferentes concentrações de metil-jasmonato, induzindo diferentes respostas dos frutos. Assim é demonstrada a possibilidade deste tratamento pós-colheita gerar frutos com um perfil diferente de compostos no óleo essencial, possibilitando novas aplicações.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Depto. Alimentos e Nutrição Experimental/Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Food Research Center (FoRC)/Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

DAVID FERNANDO DOS SANTOS, Eduardo Purgatto