Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DA CACHAÇA DE ALEXÂNIA-GO: ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS

Introdução

A indústria de cachaça no Brasil é tradicional e econômica, especialmente em regiões com Arranjos Produtivos Locais (APLs) dedicados a essa bebida. Esses APLs são concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas, visando melhorar a competitividade e o desenvolvimento sustentável. O objetivo foi caracterizar uma cachaça recém-destilada feita de cana-de-açúcar orgânica e não envelhecida, de uma empresa situada em um APL em Alexânia-GO

Material e Métodos

Foram realizadas as análises de luminosidade, densidade, pH, condutividade, extrato seco, cinzas, atividade antioxidante, grau alcoólico real, acidez volátil, furfural, ésteres, aldeídos totais, álcoois superiores, álcool: n-butílico, sec-butílico e metílico e cobre.

Resultados e Discussão

Os valores obtidos foram: luminosidade: 24,5; densidade: 0,93 g/mL; pH: 3,8; condutividade: 16,2 µS; extrato seco: 0,0 g/L; cinzas: 0,0 g/L; atividade antioxidante (extrato etéreo: 0,00%, alcoólico: 3,18% e aquoso: 0,00% descoloração); grau alcoólico real: 49,1% v/v; acidez volátil: 24,6 mg/100 mL de ácido acético (a.a.); furfural: 0,62 mg/100 mL de a.a.; ésteres: 39,5 mg/100 mL de a.a.; aldeídos totais: 3,2 mg/100 mL de a.a.; álcoois superiores: 365,8 mg/100 mL de a.a.; álcool n-butílico (1-butanol): 1,6 mg/100 mL de a.a.; álcool sec-butílico (2-butanol): 1,4 mg/100 mL de a.a.; álcool metílico: 3,6 mg/100 mL de a.a. e cobre: 4,3 mg/L amostra.

Conclusão

Os resultados mostraram que o grau alcoólico (49,1% v/v) e os álcoois superiores (365,8 mg/100 mL de a.a.) estão acima dos limites estabelecidos pelo MAPA, que são 38% a 48% v/v para o teor alcoólico e 360 mg/100 mL para álcoois superiores. No entanto, os outros parâmetros analisados estão dentro dos padrões legais. A cor indica uma luminosidade moderada, e a densidade, pH e condutividade estão dentro das faixas esperadas. Os valores de extrato seco e cinzas sugerem uma destilação eficiente. A concentração de cobre, embora dentro do permitido, requer monitoramento contínuo. A intervenção imediata nos parâmetros fora da legislação pode não ser necessária, pois o processo de envelhecimento planejado pode ajustar esses valores ao longo do tempo. Este estudo contribui para a compreensão da qualidade da cachaça produzida no APL de Alexânia-GO e destaca a importância do contexto de produção e processos subsequentes na conformidade regulatória e melhoria do produto.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

CRISTIANE MARIA ASCARI MORGADO, Renata Carvalho de Freitas, Tatianne Ferreira de Oliveira, Julio Cesar Colivet Briceno, Maria Carolina de Almeida, Manoel Soares Soares Junior, Flávio Alves da Silva, Márcio Caliari