Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DO COMPLEXO DE INCLUSÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE COENTRO COM BETA-CICLODEXTRINA

Introdução

Introdução – O óleo essencial (OE) de coentro apresenta atividades antimicrobiana, antioxidante entre outras. Porém, sua aplicação é limitada devido baixa solubilidade e instabilidade. Uma alternativa é a utilização de agentes complexantes, como as ciclodextrinas (CDs). Objetivos – Caracterizar por metodologias espectrofotométricas e calorimétricas os complexos de inclusão (CI) entre OE de coentro e beta-CD, preparados pelos métodos de amassamento e co-precipitação.

Material e Métodos

A caracterização dos CIs foi realizada por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier acoplado com acessório de refletância atenuada (FTIR-ATR), Micro Raman, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e termogravimetria (TGA).

Resultados e Discussão

Na caracterização dos complexos por FTIR-ATR e no Micro Raman foram evidenciados nos espectros, mudanças no modo vibracional da beta-CD quando do OE, sugerindo que houve o processo de microencapsulação. No FTIR-ATR, a beta-CD apresentou um pico em 705,9 cm-1, correspondente a deformação no plano do anel de glicose, o qual foi deslocado para 702,0 cm-1 para ambos CIs, enquanto a mistura física se manteve na mesma posição. No Micro-Raman, a vibração de respiro do anel de glicose da beta-CD em 853,0 cm-1 sofreu um desfavorecimento e se delocou para 848,5 cm-1 em ambos CIs. Alterações no anel de glicose de beta-CD são indicativos de que uma molécula pode estar dentro na cavidade da CD. No DSC, a beta-CD apresenta um evento característico de desidratação na temperatura de 50 a 113 ºC, que para ambos os CIs não foi observado, sugerindo que a molécula de água presente na cavidade da beta-CD foi substituída pelo OE de coentro. No TGA, a perda de massa no final do evento de desidratação foi de 12,0% para a beta-CD, 8,2% para o amassamento e 7,0% para a co-precipitação, corroborando com os resultados obtidos no FTIR-ATR, Micro-Raman e DSC, sendo possível sugerir fortemente a formação dos complexos de inclusão por ambas as metodologias.

Conclusão

As técnicas de FTIR-ATR, Micro-Raman, DSC e TGA evidenciaram a formação dos CIs entre beta-CD e OE de coentro, tanto no amassamento quanto na co-precipitação. Portanto, essas metodologias são passíveis de serem utilizadas para novas pesquisas de inclusão de complexo entre diferentes OEs e CDs.

Área

Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos

Instituições

Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil

Autores

SABRINA BARBOSA DE SOUZA FERREIRA, Juliana Harumi Miyoshi , Ana Claudia Nogueira Mulati , Leandro Herculano da Silva, Graciette Matioli