Dados do Trabalho
Título
EFEITO DA INFORMAÇÃO NA NEOFOBIA ALIMENTAR E ACEITAÇÃO DE PÃO ADICIONADO DE ORA-PRO-NÓBIS OFERTADO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Introdução
A oferta de alimentos saudáveis por meio da alimentação escolar e a conscientização sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis podem contribuir significativamente para a redução da neofobia alimentar e consequente promoção da saúde de uma população. O uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) pode representar uma excelente oportunidade para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos aos escolares. Dentre as PANCs, destaca-se a Pereskia aculeata miller, mais conhecida como “ora-pro-nóbis” (OPN).
Material e Métodos
O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação do curso de educação alimentar, em crianças de 4 a 11 anos da rede pública de ensino da cidade de Pato Branco, na neofobia alimentar e na aceitação de pão adicionado a farinha de OPN. O curso foi elaborado e apresentado na plataforma Power Point com imagens atrativas para cativar crianças. No curso foi abordado a importância da alimentação saudável, alimentos verdes, PANCS e os benefícios do consumo de OPN. A pesquisa ocorreu em duas escolas, onde apenas uma recebeu o curso. De 889 crianças matriculadas nas duas escolas participantes, 566 aceitaram participar do teste de aceitação do pão adicionado de farinha de OPN por escala hedônica facial de 9 pontos. O índice de aceitação dos pães foi calculado a partir da média obtida e avaliado por análise de regressão logística multinominal.
Resultados e Discussão
O pão adicionado de farinha de OPN apresentou índice de 78,5% na escola que não recebeu o curso e 80,2 % na escola que recebeu (p≤0,01). O efeito positivo da oferta do curso pode ser também verificado pela diferença no número de crianças com iniciativa de provar o pão. Crianças que receberam o curso de educação alimentar claramente tiveram maior iniciativa em provar o novo alimento (81% vs. 55%). Um importante passo para a introdução de novos alimentos e combate a neofobia alimentar. O curso de educação alimentar apresentou efeito positivo significativo na aceitação e na intenção de provar o pão adicionado de farinha de OPN.
Conclusão
Os resultados também revelaram que a informação é fundamental na introdução de novos alimentos e combate à neofobia alimentar, principalmente com o avanço das idades das crianças.
Área
Ciências Sensoriais e perfil do Consumidor
Autores
MARINA LEITE MITTERER DALTOÉ, Cássia Regina EIDELWEIN, Marcela Janning Santos, Marcos Rochinski, Bruna Rebonatto, Tatiane Oldoni, Simone Beux