Dados do Trabalho
Título
TOLERÂNCIA DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE LEITE CABRA CRU AO DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA
Introdução
O leite de cabra, comparativamente ao leite bovino, apresenta melhor digestibilidade e hipoalergenicidade, justificando o aumento de seu consumo nos últimos anos. Porém, é frequentemente relacionado à presença de patógenos, como membros da família Enterobacteriaceae, ressaltando que o seu consumo sem tratamento térmico é um problema de saúde pública.
Material e Métodos
Foi avaliada a tolerância de 17 isolados de enterobactérias (gêneros Enterobacter, Escherichia, Serratia e Pantoea) obtidas de amostras de leite de cabra cru, provenientes do estado do Rio de Janeiro e previamente identificadas por espectrometria de massas, frente ao digluconato de clorexidina, que é um dos produtos aprovados pela Food and Drug Administration e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso como antisséptico em manipuladores de alimentos. Para determinação das concentrações mínimas inibitórias (CMI), cada enterobactéria foi testada em triplicata com diferentes concentrações do sanitizante (10000 a 20 ppm), por meio de método de diluições em microplaca.
Resultados e Discussão
Dentre os isolados testados, apenas um isolado de Enterobacter asburiae apresentou tolerância a todas às concentrações testadas, enquanto os demais apresentaram uma CMI de 20 ppm, a menor concentração utilizada.
Conclusão
A interação do digluconato de clorexidina com a membrana celular bacteriana resulta na perda das capacidades osmorreguladoras e metabólicas, levando à perda de íons importantes do interior da célula. A aplicação do sanitizante na higiene dos manipuladores na cadeia produtiva do leite de cabra se mostra como uma opção viável em função de sua alta eficácia. Porém, chama-se a atenção para o isolado de Enterobacter asburiae, membro do complexo Enterobacter cloacae, oriundo da mesma matriz que são capazes de apresentar alta tolerância ao processo de sanitização, destacando o risco associado ao consumo do produto em sua forma crua.
Área
Toxicologia e microbiologia de alimentos
Instituições
Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
GUSTAVO LUIS DE PAIVA ANCIENS RAMOS, Thamiris Sant'Anna Holanda, Guilherme Sousa Rocha, Isabella Cristina Finatti Saraiva